quinta-feira, 2 de junho de 2011

Aniversário

Érima de Andrade

Para o dicionário “aniversário é uma palavra latina que significa aquilo que volta todos os anos. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.”

Faz ou que volta todos os anos... as estações do ano também, os feriados, a volta depois das férias... mas por que o aniversário é tão importante?

Ralph e Adelin Linton, autores do livro “The Lore of Birthays” nos dão algumas dicas. Eles contam que a idéia de celebrar os aniversários tem uma longa história. Originalmente, inclusive, celebrar aniversários era do domínio da magia.

“Os costumes de dar parabéns, dar presentes e celebrar - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos, eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro.”

“Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais - sinal da luz da vida.”

“As velas de aniversário são assim uma honra e um tributo ao aniversariante e trazem boa sorte. As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos.”

“Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.”

Para muita gente, isso significa que os portais de energia se abrem por isso todos os desejos sonhados pelo aniversariante podem ser mais facilmente realizados.

Para os judeus, no dia do aniversário a pessoa tem uma sorte dominante. (Mazal Tov! Celebre a data judaica de seu nascimento.)

“Este é o dia em que você nasceu, em que a sua vida começou e é também o dia em que sua vida pode mudar. O aniversário ensina o conceito de renascer, festejá-lo é celebrar um novo começo. Não importa como as coisas transcorreram ontem, ou ano passado, temos sempre a capacidade de tentar de novo. Nossos sábios explicam que no dia do aniversário, com nossa sorte aumentada, torna-se o momento oportuno para fazer um balanço de nossas realizações passadas e assumir novas decisões.”

“O aniversário é mais um estágio em nosso desenvolvimento e a ocasião propícia para uma introspecção.”

“Mais um ano, mais um aniversário, mais presentes, mais algumas expectativas, sonhos ao fechar os olhos e fazer seus pedidos... Quer continuar comemorando assim o seu aniversário ou está aberto a mudanças?”

“A mesma energia que D'us investiu no instante de sua concepção está presente a cada ano mais uma vez. Aproveite a chance.”

 Sobre o aniversário, também escreveu o astrólogo José Maria Gomes Neto:

“Existem algumas épocas do ano que são tradicionalmente escolhidas para reformular nossos projetos, e determinar aquelas famosas resoluções que irão ajudar a tornar nossa vida a que queremos verdadeiramente viver: a virada do ano no primeiro de janeiro, o equinócio da primavera, as luas novas a cada mês. Mesmo a cada dia, o nascer do Sol oferece uma nova e única oportunidade para se abrir para o novo. Mas a melhor de todas as datas, a mais naturalmente favorável para "redesenhar" a vida, planejar o que está por vir e começar a viver o seu tempo de um modo diferente, inovador, revolucionário, sem dúvidas, é o dia de seu aniversário; é quando ocorre o início de seu ciclo anual. Realmente esse é um dia muito especial para celebrar a memória da nossa triunfal entrada nesse mundo e consequentemente renovar nosso compromisso com o que somos ou nascemos para ser.” 

“A todo instante podemos parar para ressignificar o passado, entrando no campo gerativo de um futuro irresistível e brilhante e escolher mais conscientemente o que queremos viver, e essa é uma data natural que pode funcionar como um "start", para alinhar nossa vida com o futuro.”

Ele também dá algumas sugestões do que pode ser feito para entrar no campo gerativo das possibilidades infinitas, entre elas:

“Gaste o tempo que for necessário para decidir o que realmente quer e planejar para o seu ano, a fim de gastar o mínimo de tempo possível na execução de seu plano. Pergunte-se: - O que fará desse ano, um grande ano para mim? Crie uma Visão clara de seu futuro. A Visão é uma motivação da alma.”

Não importa se você é místico, judeu, ateu, astrólogo ou totalmente cético, o dia do aniversário é especial.

Estando você são ou não.

Me lembro de quanto motivador era a comemoração das aniversariantes do mês na enfermaria feminina de agudos no hospital psiquiátrico. Algumas pacientes só se aproximavam da equipe nessa data. Era o dia de resgatar histórias, fazer contatos e definitivamente mudar a relação delas com todas as terapias disponíveis no setor. Era um dia de grandes ganhos.

Começo a acreditar que não era só nos tempos antigos, hoje em dia o dia do aniversário, também está ligado a mágica. É um dia mágico, de luz, pedidos, desejos, proteção, sorte; dia de possibilidades infinitas, mesmo.

Quando é o seu aniversário?

Não deixe de comemorar, não deixe passar a oportunidade de começar a viver a vida que você escolheu viver, mesmo que seus desejos do ano passado ainda não tenham se concretizado. Conselho do José Maria:

“Se você ficou agarrado a algumas resoluções feitas no ano passado que não se concretizaram, relaxe e deixe fluir: há tempo para tudo sob o céu. Não adianta apertar o botão do elevador que ele não anda mais rápido. Se algo que foi planejado ainda não aconteceu, isso não significa que não vai acontecer; pode ser que ainda não seja o tempo adequado: - "Não existe nada mais poderoso que uma idéia que chegou a seu tempo."

Vamos comemorar?

2 comentários:

  1. ENTÃO, MTAS VELAS ACESAS PARA VC,AMANHÃ, ADOREI O A POSTAGEM, MTO BOA!!!!!!!!!!!!! FELICIDADES E MTA LUZ!!!!!!!!
    ROSE NANCI.

    ResponderExcluir
  2. Vim ler seu post e tive a grata felicidade de constatar que dia 3 é o dia da sua "renovação":
    - Dia de renovar seus propósitos de vida
    - Dia de renovar suas metas
    - Dia de renovar suas esperanças
    - Dia de renovar sua fé, seja ela qual for

    Enfim, amiga, que este dia possa ser muito especial, cercado de todos aqueles a quem você ama!
    São os votos do Nit Portal Social/Ana Porto/Sergio Honorato
    http://www.nitportalsocial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!