segunda-feira, 30 de maio de 2011

Longevidade Saudável: vamos pensar juntos?

Érima de Andrade

Para vivermos bem nos próximos trinta anos, para continuarmos com viço, brilho, saúde e alegria, é essencial tomarmos, hoje, alguns cuidados.

Entre eles, controlar o estresse, grande obstáculo a uma vida longa e saudável.

Mas existem outras atitudes que podemos incorporar a nossa vida para que ela ganhe em qualidade.

Com o objetivo de tomar consciência do que ainda precisa ser feito, listei dicas para o controle do estresse e para uma longevidade saudável. Marque com um X os itens que, com frequência, já fazem parte da sua vida; com um 0 os que você pratica de vez em quando, e deixe em branco os itens que você nunca faz.

(  ) Cultive emoções positivas – o prazer, o conforto, a alegria que sentimos e chamamos de felicidade.

(  ) Engaje-seenvolva-se tão completamente em uma atividade a ponto de perder a noção do tempo.

(  ) Busque propósito – dedique-se a uma causa maior do que si próprio. Dedique-se a dar uma contribuição à sociedade. Sinta que está fazendo algo positivo para a coletividade em alguma atividade sua.

(  ) Valorize seus pontos fortes – você é mais perfeito sendo quem você é do que tentando ser  alguém com uma personalidade totalmente diferente.

(  ) Realize-se – o trajeto até o sucesso e a vitória pode ser inglório e duro, mas você continua a trilhá-lo pela compensação de atingir seus objetivos.

(  ) Conecte-se – estabeleça relações com as pessoas a sua volta. Os relacionamentos são a base da vida diária e investir tempo neles enriquecerá o seu dia. Aproveite as atuais facilidades de comunicação, telefone, internet, correio e outros, e mantenha-se em contato.

(  ) Seja ativo – caminhe, corra, ande de bicicleta, dance, nade, descubra a atividade que lhe dá prazer e a pratique. Estabeleça como prioridade manter o peso adequado e bom preparo físico. Exercícios físicos praticados com moderação e regularidade liberam hormônios tranquilizantes, reduzem o risco de doenças do coração e aumentam acentuadamente o bem-estar.

(  ) Use o cérebro - crie novos desafios. Mantenha sua mente em funcionamento, com novas e diferentes atividades para exercitar as diversas partes do cérebro.

(  ) Preste atenção nos seus sentimentos – seja curioso, saboreie os momentos da vida e tome consciência de como se sente a cada momento.

(  ) Continue a aprender – tente algo novo, matricule-se num curso, faça novas tarefas. Tenha metas, desde que elas sejam estabelecidas por você e que tenham a ver com seus próprios valores pessoais.

(  ) Não abra mão de seus sonhos - Se necessário modifique-os, adaptando-os a uma nova realidade, mas não desista deles. Faça planos e a se empenhe para realizá-los.

(  ) Cultive relacionamentos positivos – cerca-se de pessoas é o melhor antídoto contra dificuldades e o elemento mais eficaz para obter satisfação na vida. Cultive as amizades, a convivência, a cumplicidade, a atenção, corresponda às gentilezas, multiplique os sorrisos, divida as lágrimas, invista nos seus relacionamnetos.

(  ) Doe-se – agradeça a alguém, ajude um amigo ou um estranho, sorria, faça trabalho voluntário, olhe para fora além de olhar para dentro de si.

(  ) Livre-se do estresse - aprenda a lidar com ele. Aprenda a relaxar e a viver em paz.

(  ) Cultive o bom humor - o riso é mágico, eleva a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de prazer.

(  ) Medite – a meditação equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental, desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

(  ) Durma bem e o suficiente – repouso em horário regular e pelo tempo necessário recompõe as energias. Uma boa noite de sono proporciona relaxamento e boa disposição ao acordar.

(  ) Alimente-se bem e com regularidade -  um cardápio colorido é o primeiro passo. A variedade leva a uma refeição repleta de antioxidantes, fundamentais no combate aos radicais livres - moléculas que se formam no organismo principalmente em situações de pressão, desencadeando doenças e envelhecimento precoce.

(  ) Mantenha a postura correta - ela ajuda você a respirar melhor e estimula a descontração da musculatura.
 
(  ) Evite excessos - café, comida, bebida, alimentos industrializados, doces e qualquer outro excesso, inclusive os físicos e psicológicos. Eles atrapalham o ritmo de uma vida saudável.

(  ) Não se imponha limites - não considere sua idade uma limitação. A maneira como uma pessoa se posiciona com relação ao envelhecimento é a chave para a sua capacidade de se desenvolver.

(  ) Respeite seu corpo - a maioria das pessoas têm genes que permitem viver pelo menos 85 anos. Tire vantagens desses genes e mantenha práticas saudáveis, os bons hábitos ajudarão a aumentar a porção da sua vida sem doenças.

(  ) Mantenha viva a espiritualidade - a conexão com o espiritual faz parte da essência humana. As pesquisas têm demonstrado que vive mais e melhor quem ora, quem tem uma religião ou vive uma vida orientada pelo sentimento de que existe algo que transcende a vida.

(  ) Aprenda a perdoar - aprenda a ser tolerante para com o próximo. Todos temos defeitos, problemas e dificuldades. Abra seu coração para o amor, para as pessoas e para a vida.

Releia os itens que você não marcou e responda:

O que impede você de incorporar essas práticas a sua rotina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!