quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chegamos ao 5° café debate!

Érima de Andrade

Nossa série de cafés debate começou em altíssimo nível!

Os representantes da Clínica Longevus, Dra Celeste e Dr Gladson, deram uma aula ilustrada sobre a saúde do idoso.

A Longevidade Saudável, além de desejada é possível e vários exemplos disso foram sendo dados por todos os que estavam presentes, entre eles, o pessoal que veio representando a Saúde do Servidor e o Instituto Vital Brazil. 

Foi um momento riquíssimo de troca de informações e aprendizado. Rico pelas informações trocadas, pela variedade de profissionais presentes e pela intensa participação de todos. Riquíssimo pela gostosa mistura de faixa etária dos participantes.

A mesa do  café debate contou com as presenças dos Dr Jorge Roberto Nicolau Pinto e Dr Julio Parreira. E foi um sucesso!

Dr Jorge falou sobre os aspectos físicos da longevidade: alimentação, sono, atividades físicas, suplementos; o Dr Julio falou da subjetividade, motivações e desejos.

A conversa com todo mundo ficou bastante animada, falamos de sexualidade, alimentos, cálcio, expectativas e desejos. Mais do que responder perguntas, o grupo todo vivenciou uma maravilhosa troca de experiências.

Bom demais de participar!

E chegamos ao nosso café debate!

Tem sido tão gratificante esses encontros, que cresce em nós o desejo de torná-los mensais. Estamos germinando com carinho essa idéia.

Neste dia contamos com a presença de Dr Cesar Macedo, Fátima Santos Cardoso, Fernando Fratane, Dra Ilma Russo e Dr José Luiz Feiten.

Dra Ilma falou sobre o entusiasmo como a grande vitamina da nossa vida; Dr José Luiz sobre a importância da mastigação e da saúde oral na qualidade de vida; Dr Cesar sobre a percepção de que a longevidade inclui viver o agora; Fátima nos lembrou os benefícios da boa respiração e Fernando a importância de compreendermos que estamos todos interligados, como galhos de uma mesma árvore.

O retorno do grupo foi emocionante, em especial pela compreensão de um novo conceito de longevidade, diferente de envelhecimento. Com tudo que já foi conversado nesses encontros, temos a certeza que longevidade começa na concepção e se estende pela vida a fora, independente da nossa idade cronológica.

Nosso 4° café debate!

E uma confissão: a gente só chamou para falar quem a gente gosta de ouvir.

E que delícia foi ouvir essa mesa!

Contamos com as presenças dos Dr Alexandre Souza Vianna, Deise Fonseca e Dr Luis Carlos Pacheco.

Dr Pacheco destacou os cinco passos para uma vida saudável:

- check up anual;
- guardar todos os seus exames, pois eles contam sua história;
- conhecer o histórico de saúde da sua família;
- aprender a se alimentar com qualidade;
- atividade física regular.

Deise destacou a necessidade de preservar os 3 tesouros: os aspectos físico, emocional e espiritual.

E Dr Alexandre destacou a diferença entre exame médico e interpretação de exames laboratoriais. Nos contou sobre a importância de conhecer a história do paciente para uma orientação individualizada, a importância da observação, do toque e da apalpação.

Para encerrar, a constatação da importância da manutenção das saúdes física, mental e social para a qualidade de vida e consequentemente para uma longevidade saudável.

No dia 28 de junho, as 12,45h, teremos o 5° e último café debate dessa série. Já temos confirmado para essa mesa Dra Ana Márcia Xavier Bastos, Dra Gabriela Juncá, Dra Maria Luiza de Gusmão Pitta Frota e Regina Rangel.

Entre os temas que serão abordados, está a sexualidade na idade avançada.

Imperdível! 



Itaipu Multicenter, 3° piso, sala 328 - Niterói – RJ

Entrada franca, mas é necessário se inscrever antes, por telefone ou por email.

Tel: 21 26081088 e 21 88926195

contato@espacovaniamaciel.com.br

www.espacocorporalvaniamaciel.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!