quinta-feira, 30 de junho de 2011

Chances

Érima de Andrade

Tanta coisa ficou das nossas conversas sobre longevidade, que vai ser impossível falar de tudo. 

Mas não posso deixar de falar da frase que chamou mais a minha atenção. Na verdade, um verso de um poema da Elisa Lucinda: “A vida não tem ensaio, mais tem novas chances.”

E novas chances é o que ganhamos com a consciência de que longevidade saudável é possível, envelhecer é um processo, e esse processo pode ser alterado com atitudes preventivas, curativas e/ou paliativas.

Lembramos nas nossas conversas da importância de proteger a pele dos excessos do sol, a importância da flexibilidade do corpo e da alma, a importância de viver o agora, sentindo a vida pulsar com o contato com a natureza, o brilho do olhar, respirando amor, respeito, conhecimento e afeto.

Falamos sobre sexualidade, que começa na infância, e não apenas com a relação sexual. Como em todos os outros aspectos da nossa vida, também a sexualidade ganha novas chances com o passar do tempo. A relação passa a ser centrada na intimidade emocional, e não mais na genitalidade. O prazer de dar e receber se multiplica com a descoberta de novas sensações e percepções.

Como diz uma grande amiga minha, Sonia Prem Vipassana: “Maturidade é aceitar a resposabilidade de ser autêntico, seja a que preço for. A maturidade consiste em arriscar tudo para se ser autêntico.”

Autêntico, legítimo e verdadeiro com você mesmo, com as pessoas com as quais você se relaciona, e com o ambiente em que você vive, essa é a grande conquista da maturidade. E saborear a maturidade numa vida longeva, depende apenas das chances que você está disposto a se dar.

Quer ter uma vida longa e saudável? Olhe para a vida que você está vivendo agora. O que precisa mudar para que você tenha chance de alcançar o seu ideal de qualidade de vida?

O que você faz hoje determina a vida que você vai ter amanhã. E o contrário também é verdadeiro: a vida que você quer ter amanhã determina o que você vai fazer hoje.

A juventude não é eterna, envelhecer é inevitável, e ainda assim, as chances de uma longevidade saudável, são mais do que expectativas. Em qualquer idade, cuidar da saúde, da alimentação, do lazer, do sono, fazer exercícios, manter auto-estima elevada, vida social e relacionamentos gratificantes, é cuidar de um envelhecimento saudável. Podemos até não pensar nisso quando mudamos nossos hábitos, mas certamente esse é um de resultados diretos.

Como você quer viver seus próximos 30 anos? 60 anos? 80 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!