domingo, 19 de junho de 2011

Animais de estimação

Érima de Andrade

Vários estudos comprovam os benefícios de conviver com animais de estimação:

- a pesquisa do Instituto Baker de Pesquisas Médicas, da Austrália, revelou que donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer com estresse, e tem taxas menores de colesterol e triglicérides.

- o estudo da Universidade Estadual de Nova York concluiu que pets contribuem positivamente para o controle da pressão sanguínea.

- os cientistas da Universidade Warwick, na Grã-Bretanha, concluíram que crianças de quatro a cinco anos se recuperam mais rápido de doenças de rotinas quando possuem pets em casa.

 - o estudo da Society for Companion Animal mostrou que crianças que têm contato com animais de estimação são mais imunes do que jovens que não convivem com gatos ou cachorros.

A especialista Anne Mcbride, psicóloga que estuda a relação entre humanos e animais, confirma que um pet pode trazer muitas vantagens para a vida das pessoas e, consequentemente, fazer bem à saúde.

“Além disso animais de estimação auxiliam seus donos a sorrirem mais. Gargalhadas, diminuem os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentam os níveis de serotonina,  substância responsável pela sensação de bem-estar,” diz ela.

Para quem ainda duvida que o convívio com animais tenha efeitos sobre o metabolismo das pessoas, a ponto de influir na saúde física e mental, um estudo desenvolvido pelos pesquisadores Johannes Odendaal e Susan Lehmann publicado pelo Journal of the American Association of Human Animal Bond Veterinarian traz a comprovação científica desses benefícios.

O estudo mostra que a interação entre cães e humanos deflagra, em ambos, alterações hormonais que afetam o nível de endorfinas beta, febilata lamina, prolactina e oxitocina por períodos médios de 15 minutos. A liberação dessas substâncias diminui no organismo a ação do cortisol, o hormônio do estresse, provocando sensações de bem-estar.

“Há mudanças químicas no cérebro e no sistema imunológico. É um processo contrário ao que se dá em situações de estresse, nas quais há supressão de determinadas substâncias”, afirma o presidente da Organização Brasileira de Interação Homem- Animal Cão Coração , Jerson Dotti.

Mas é preciso cuidar com carinho do seu animal. Recebi um texto, de autor desconhecido, que lista “Pedidos de um animal de estimação ao seu dono”. Vale à pena ler antes, durante e depois de adquirir o seu animalzinho.

“Minha vida, dura apenas uma parte de sua vida.
Qualquer separação de você, significa sofrimento para mim.
Pense nisso antes de me adotar.


Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que
você espera de mim.
Você também nem sempre entende exatamente as coisas que eu espero de você.

Deposite sua confiança em mim, pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso
mais do que ninguém.

Nunca guarde rancor de mim ou me prenda de castigo, se eu aprontar alguma, você tem amigos além de mim, tem seu trabalho e seu lazer, mas eu só tenho você.

Converse comigo, eu não entendo todas as palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim.

Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam!
Eu jamais esquecerei.

Também pense que quando você quiser me bater, eu poderia reagir e machucar todos os ossos da sua mão, mas eu não lanço mão deste recurso.

Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente, pense que talvez minha comida não esteja me fazendo bem, ou que meu coração já esteja um pouco cansado e fraco.

Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer.
Não pense logo em me abandonar para adotar um animalzinho novo e bonitinho.
Você também envelhece.

E, quando chegar meu último e mais difícil momento,
pois será o momento da partida, fique comigo.
Não diga: não posso ver isso.
Com a sua presença tudo será mais fácil para mim.


A fidelidade de toda a minha vida de animal de estimação valeu a pena!”

Para Willy,



com a certeza de atender a todos os pedidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!