sábado, 25 de junho de 2011

Consciência é fundamental

Érima de Andrade

Para qualquer mudança que desejamos fazer na nossa vida, seja ela física ou psicológica, ter consciência de onde se está, é o primeiro passo. Só é possível decidir como, e para onde mudar se soubermos onde estamos no momento presente.

Cada um de nós é formado por quatro aspectos: intelectual, emocional, espiritual e físico. E é importante ter consciência de todos eles. Nossas mudanças mais efetivas dependem da interação desses quatro aspectos.

O aspecto intelectual é a nossa visão do mundo. Nossos valores, regras, julgamentos, análises, o que e como pensamos. Mesmo sendo um aspecto tão “racional” nem sempre temos plena consciência das crenças que armazenamos nele. Um exemplo de crença inconsciente é a reação dos liberais ao descobrirem uma relação homossexual na família. Ou a dos adeptos ao viva-e-deixe-viver a uma mulher que optou por não mais esconder os cabelos brancos.  

Conversas, cursos, livros, filmes, teatros, palestras, debates, são alimento para esse aspecto.

O aspecto emocional é a expressão dos sentimentos e emoções.  Quantas vezes, por inconsciência, nos surpreendemos com o nervosismo e a tremedeira diante daquela pessoa que você acabou de conhecer e jurava que era indiferente? Como responder satisfatoriamente a uma situação se estivermos inconsciente dos nossos sentimentos?

Todo mundo tem memórias e emoções que ficam escondidas, esse é um mecanismo básico de defesa psicológica. Verdade seja dita, nem eu sou como eu penso que sou, ou você é como pensa que é. Mas as pessoas conscientes das suas emoções não têm grandes discrepâncias entre suas crenças e a realidade. Elas digerem seus sentimentos, aprendem com as emoções e seguem em frente.  

Castrar, censurar, oprimir, esconder o que você está sentindo é mentir para você. Evita a dor, mas evita também o amor. Autoconhecimento, cuidados, carinho, atenção amorosa com você, vão fazer brotar de novo a sua verdade.

O aspecto espiritual é a sua essência, o seu verdadeiro eu, de onde vem a sua sabedoria interna, a intuição e os insights.  É o mais fácil de acessar e o mais difícil. Fácil de ser identificado quando vivenciamos, e difícil explicar o que é esse conhecimento espontâneo e imediato de algo com que entramos em contato, envolvendo basicamente a percepção. Inconsciente da existência desse aspecto é impossível captá-lo.

Meditações, relaxamentos, sonhos, nos ajudam a ouvir essa voz sábia, criativa, amorosa, compassiva que vem de dentro. Procure não pensar, não esperar nada, apenas feche os seus olhos, respire e escute. E também não tenha medo, é apenas luz.

O aspecto físico é o nosso aspecto concreto, palpável, sólido. Através dele manifestamos pensamentos do intelecto, sentimentos da emoção e a presença do espírito. E nem por isso a consciência corporal está garantida. Como corrigir uma postura se nem ao menos percebemos como estamos posicionados? Quantas vezes no inverno aumentamos a contração muscular e nem assim percebemos que estamos com frio? Como relaxar senão percebermos a tensão? É preciso aprender a escutar o próprio corpo.

E ele fala, grita através das doenças e dores, dos pequenos e grandes males, dos menores gestos involuntários, do olhar, do movimento dos pés, das rugas e marcas, da expressão carrancuda ou risonha, dos tiques, caretas e posturas. Como um livro ilustrado, seu corpo conta muito da história da sua vida.  

Toda atividade física favorece a consciência corporal, entretanto algumas tendem a ser mais eficazes. O corpo precisa de movimentos, músculos e articulações foram projetados para movimentarem-se, o sedentarismo não é uma escolha natural. Sem consciência corporal não sabemos nem o que podemos nem o que devemos fazer. Deixamos de aproveitar o potencial do movimento, o prazer do alongamento, a sensação do relaxamento, o poder da força.

A cada momento estamos escolhendo qual o caminho a seguir. Com consciência, podemos escolher agir diferente e criar uma nova experiência. O universo tem uma infinidade de portas para abrirmos.

Que caminho você quer seguir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!