domingo, 26 de maio de 2013

Qualidades e motivação

Érima de Andrade

O tema hoje é reconhecendo as suas qualidades. Não temos o hábito de observar as nossas qualidades. A maioria de nós, inclusive, foi educada a partir dos erros cometidos. Se fizer certo é obrigação, se errar tem logo algum adulto para chamar sua atenção para o seu erro que você cometeu. Raramente chamam sua atenção para o seu acerto. Então é preciso treinar o olhar para as suas qualidades, e nós temos muitas.

É preciso treinar reconhecer, isto é, identificar alguma coisa que você já conhece. Você só reconhece uma maçã numa cesta de frutas, por que você conhece a maçã.

Nós temos todas as qualidades que reconhecemos nos outros. Os defeitos também... Não temos na mesma proporção, mas sou capaz de reconhecer a alegria e tristeza que eu vejo no outro, por que eu também tenho momentos de alegria e de tristeza, então eu conheço a alegria e a tristeza.

O fato de reconhecer suas qualidades, reforça em você os comportamentos reconhecidos como de valor, e faz com que você passe a repeti-los. Reconheça as suas qualidades e treine-as. Lembre-se, você provavelmente aprendeu a dar maior valor aos seus erros que aos seus acertos. É preciso treinar o olhar, treinar o reconhecimento, treinar se dar valor.

É preciso se compreender e se amar. O verdadeiro amor requer profunda compreensão. Na verdade, amor é um outro nome para compreensão. Se você não reconhece, não compreende, não pode amar adequadamente.

O reconhecimento significa ações concretas demonstrando o fato de reconhecer o esforço, o talento, a dedicação e o comprometimento. Por isso, o reconhecimento é altamente motivador. Um dos fatores mais importantes para que a motivação das pessoas é o reconhecimento. As pessoas reagem favoravelmente ao reconhecimento. Tenho certeza que quando você erra você se pune. E quando você acerta?

Motivação, significa encontrar os motivos, isto é, as razões para que eu faça mais e melhor aquilo que é esperado de mim. Viver motivado significa viver sabendo e desejando os motivos que me fazem vencer os desafios do mundo.

Por ter esse efeito motivador, o reconhecimento alavanca resultados inesperados numa pessoa. Pessoas motivadas pelo constante reconhecimento são capazes de realizar feitos incríveis. Uma pessoa motivada é uma pessoa que tem a capacidade de doar-se mais, de comprometer-se mais, de fazer melhor tudo o que faz, sem sentir-se escrava ou apenas cumprindo tabela. Ela conhece e reconhece os seus motivos.

Você sabe por que faz o que você faz? Sabe o que o motiva?

Se anda desanimado, talvez seja o momento de deixar de lado os antigos padrões de vida, e ousar fazer diferente. Você dispõe de imenso potencial criativo. Você pode fazer as coisas com entusiasmo, sem medos, imprimindo tesão em tudo o que você faz, basta reconhecer em você as suas qualidades.

É o tempo de romper com tudo aquilo que não lhe serve mais e que você preserva apenas por manutenção de fachadas. Estas coisas que precisam ser eliminadas geralmente têm a ver com hábitos, modelos mentais e expectativas falsas.

Mas podem ser também projetos que não dão em nada, ou seja, qualquer coisa que não faz mais nenhum sentido em sua vida e que você reluta em eliminar. Procure se interiorizar, fazer contato com a sua alma e você entenderá quais são as coisas que precisam ser deixadas para trás.
A vida está lhe esperando! Quem sabe você não vai ao encontro dela cantando Gonzaguinha?
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também.

E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé.” (Eu Apenas Queria Que Você Soubesse - Gonzaguinha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!