quinta-feira, 23 de maio de 2013

Liderança

Érima de Andrade

No curso Liderança de Verdade, Roberto Shinyashiki lista os quatro desastres da gestão de pessoas:

  1. Pessoas sem paixão.
  2. Ambiente ruim.
  3. Falta de palavra.
  4. Falta de alianças.

Ele explicou que pessoas sem paixão, não estão apaixonadas pelo que fazem, não se sentem parte do projeto, nem se sentem incentivadas.

Contou que para um ambiente funcionar é preciso que seja limpo e organizado. São três os lugares que mostram a importância que se dá ao espaço: onde as pessoas comem; o banheiro que elas usam; e o chão que pisam. A preservação desses três lugares, mostra como as pessoas se relacionam com o espaço.

A falta de palavra segundo ele, destrói a moral do grupo. Prometeu tem que cumprir, falou que vai acontecer, tem que acontecer. É preciso se responsabilizar pelo que se diz aos outros.

E a falta de alianças é um desastre na gestão de pessoas, porque ninguém faz sucesso sozinho. O que podemos fazer juntos é a pergunta que mais deve ser usada num grupo.

Consequentemente os quatro segredos de um líder campeão são:

  1. Obsessão criativa.
  2. Ambiente produtivo.
  3. Respeito ao código de honra.
  4. Conquistar aliados.

Na obsessão criativa, o líder coloca uma ideia na cabeça e só sossega quando realiza a meta. Ou consegue ou morre tentando, desistir não faz parte das alternativas.

Num ambiente produtivo as pessoas trabalham sorrindo, se sentem bem por estar ali, sentem-se bem umas com as outras.

O código de honra é manter a palavra dada. É importante prestar atenção ao que fala, ao que promete, ao que combina, porque uma vez que tenha empenhado sua palavra é preciso cumpri-la.

Aliados são conquistados quando há interesse, amor e conhecimento. Escutar com atenção,
carinho e respeito, é o caminho para construção das alianças. Todos tem alguma contribuição a fazer, basta dar espaço para a troca de ideias e informações.

Um líder consegue várias mudanças positivas e a falta de um líder faz grandes estragos. Um líder verdadeiro tem quatro fontes de poder:

  1. Conhecimento.
  2. Amor ao próximo.
  3. Resultados.
  4. Know-how.

O conhecimento é adquirido por atualizações, é preciso saber onde buscar as informações. Quanto mais o líder souber, mas as pessoas vão querer ouvi-lo.

Como líder, é importante conhecer os objetivos e sonhos das outras pessoas e se perguntar, como eu posso ajudar? Ouvir as ideias dos mais jovens e a experiência dos mais velhos com interesse. Mas é preciso que haja um interesse genuíno, um querer bem aos outros, entender que todos tem o direito de realizar seus sonhos. A equipe se entrega quando o líder está comprometido com essa realização.

Resultados, ouvir quem já esteve na luta e conseguiu. É fundamental construir resultados, escutar quem já fez, e construir a própria história.

O know-how, savoir-faire ou conhecimento processual é o conhecimento de como executar alguma tarefa, quais são os passos para você chegar lá. O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência. O poder está com quem sabe que sabe, que sabe o que quer fazer, que sabe como chegar lá. Assim o know-how pode frequentemente sobrepor-se à teoria. A liderança vem naturalmente para quem sabe o caminho.

Mas um líder não é um ser estático. Ele frequentemente se alterna em três papéis:

  1. Inspirador.
  2. Gestor.
  3. Chefe.

Nos momentos de crescimento da empresa, o líder precisa ser inspirador. Ser um líder que sabe conversar, sabe inspirar, e sabe ouvir. Ensina menos e pergunta mais: Como vocês veem o futuro? Que caminho seguir? Um líder inspirador, é um líder que quer que as pessoas pensem para responder e se comprometam. Um líder que ajuda a assumir responsabilidades, ajuda a construir autonomia. É um líder que sabe que construir autonomia requer tempo, e pode disponibilizar esse tempo.

Um líder gestor estuda como administrar. Ele funciona baseado em números e resultados. Sabe ler as estatísticas, cria um sistema e leva a empresa a resultados que podem ser mensurados. A empresa precisa de um sistema organizado para descobrir quem está performando bem ou mal, e onde precisa ser modificado. No caos não cresce nada, com sistema a empresa funciona dentro da sua margem e não se coloca em risco.

Mas em alguns momentos o líder precisa ser chefe, o ditador, aquele que dá ordens. Há momentos que não dá para ser democrático, é preciso ser claro e forte, senão perde a empresa.

Um bom líder sabe atuar nesses três papéis. Se num desses você se sente mais fraco, exercite. Um líder também é aquele que reconhece seus pontos fracos e os exercita pra torna-los forte.

Em qualquer situação, na empresa, ou na família, um líder é alguém que se propõe a evoluir sempre. Um líder é alguém que se compromete profundamente com as transformações que dão adeus aos padrões negativos de comportamento que causam danos. Um líder é alguém que busca em si e nos outros, a positividade.

3 comentários:

  1. Tenho certa resistência com a pasteurização de conceitos.
    Cadinho oCo

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    Respostas
    1. Eu achei tudo o que ele disse nesse curso, basicamente, bom senso...

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  2. Compartilho o email que recebi de uma amiga querida:
    "O seu blog está sensacional, absolutamente tudo o que ele contém é muito importante e explicitado com criatividade, carinho e equanimidade. Gosto dele por inteiro mas Liderança tocou no mais básico na história de minha vida, como se alguma coisa tivesse ficado em suspense. O desequilíbrio gestor a partir de: pessoas sem paixão, ambiente ruim, falta de palavra, falta de alianças fez-me abandonar o lar que fundei e os 5 filhos há 35 anos. Nunca coloquei nesta sequência libertadora! Obrigada,beijos"

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