domingo, 5 de maio de 2013

7 passos para o autoconhecimento

Érima de Andrade

No seu ebook, Sete passos para o Autoconhecimento – Informação, Consciência e Transformação, Heloisa Capelas fez uma compilação de artigos, escritos por ela, que versam sobre o autoconhecimento e a importância de desenvolvê-lo. São textos escritos com base na sua experiência, observação e conhecimento adquiridos ao longo das últimas duas décadas, atuando como especialista em desenvolvimento humano.

Vale a pena ler e pensar sobre o assunto. Eis os sete passos:

1- Por que eu deveria me conhecer? Você já percebeu que a falta de contato com o próprio coração, a necessidade de atender às expectativas externas, a vontade de pertencer a um grupo e de estar na "moda" são fatores que, na maior parte do tempo, têm impedido as pessoas de identificarem suas próprias necessidades e vontades? Nós vivemos em meio a verdades e mentiras que estão por todos os lados. O falso e o verdadeiro definem o que é certo ou errado. Por sua vez, o certo e o errado definem os prêmios e os castigos que estabelecem as regras de convivência de nossa sociedade.”

Como consequência disso, muita gente abre mão da própria felicidade apenas para se sentir integrada a algo maior - sem se dar conta de que a principal integração a que devemos nos propor é com a gente mesmo.”

2 - Autoconsciência: afinal, quem é você? Autoconsciência nada mais é que a habilidade de responder a uma pergunta essencial: afinal, quem é você?”

Para que isso seja possível, o primeiro passo é que você consiga definir seus pontos fortes e fracos, isto é, seus comportamentos positivos e negativos.”

Quando você consegue nomear seus pontos fracos sabe, então, quais são as negatividades que impedem o seu crescimento e, muito provavelmente, manifestam-se em todas as áreas da vida.”

Por isso, sempre digo que a busca pelo autoconhecimento é uma escolha, uma opção de vida para aqueles que querem a felicidade e o bem-estar como valores constantes.”

E uma vez que você saiba o que precisa ser mudado, você pode começar a mudar.”

3 - Revolucionar-se é uma escolha - Que tal permanecer comprometido com a transformação contínua, positiva e profunda?”

As revoluções internas propõem mudanças de status quo e efetivam uma alteração de paradigma. Ou seja, são feitas com o objetivo de alterar a ordem “natural” das coisas.”

Por isso, uma revolução justa é aquela feita a partir das nossas raízes – e minhas raízes são, sem dúvida nenhuma, meus pais e irmãos, isto é, minha família de origem. Sendo assim, revolucionar o relacionamento, a visão e o sentimento vai exigir de mim consciência, vontade de passar a minha vida a limpo, compaixão e perdão.

4 - Comunicação consciente - Bons resultados na comunicação vêm da consciência de que você é o responsável por suas atitudes.”

Quando o olhar fica no outro, seja na expectativa ou na avaliação, não há uma comunicação consciente e nem tão pouco efetiva. A comunicação consciente vem da responsabilização pelas suas atitudes.”

A comunicação consciente e responsável lhe traz liberdade de escolha, pois, ao se responsabilizar pelo que está sentindo, você fica livre para viver o que é importante. Se você está zangado ou infeliz e o seu verdadeiro desejo é a paz, é você que precisa fazer alguma coisa em relação a isso. Recorrer à consciência e responsabilização é um excelente caminho para uma comunicação de sucesso.”

5 - Você quer ter razão ou quer ser feliz? Enquanto sua vontade for ter razão, o autoritarismo será o caminho mais rápido e fácil. No entanto, se desejar ser feliz, há uma longa trajetória de reflexão e mudança à sua frente.”

Enquanto eu quiser controlar a ação dos outros para que tudo saia do meu jeito, o autoritarismo prevalecerá. Mas, se eu puder pensar que somos todos iguais e desejamos as mesmas coisas para as nossas vidas, deduzo que o que queremos, como seres humanos, é que sejamos aceitos e amados.”

6 - Qual é a sua verdade? Muitos dos conceitos que tomamos como verdade são, na realidade, derivados dos nossos antecessores. São valores transmitidos de geração a geração e que, um dia, chegaram até nós sem que tivéssemos um único motivo para questioná-los.”

Só existe um caminho para que isso aconteça: autoconhecimento. Nesse caminho você começa a encontrar as respostas sobre sua verdade e a aprender como se posicionar no mundo com mais segurança, desenvolver relações saudáveis e, principalmente, amor-próprio para ser quem você e com o seu melhor.”

7 - A diferença entre positividade e felicidade - Ser positivo é assumir a responsabilidade pelo seu comportamento. Quebrou? Conserte. Sujou? Limpe. Bagunçou? Organize. Abriu? Feche. Errou? Peça perdão. Perdoe-se e comprometa-se com um novo jeito de agir. Ser positivo é receber o que a vida lhe traz, quando ela lhe traz. Apareceu um amor? Ame, mas ame do fundo do seu coração (se ficar com o pé atrás e com medo de ser traído ou abandonado, não haverá entrega). Se houver uma perda, chore e chore muito, porque perder é doloroso e triste. O choro é a melhor expressão desse sentimento, além de ser justo. Ser positivo é estar pronto para recomeçar depois do choro e do momento de autopiedade. É levar em consideração o tempo necessário para que seus desejos sejam realizados, tendo em mente que o pedido e as ações que levam a ele são por nossa conta, porém, o tempo para que ele seja atendido fica por conta do Universo.”

Bem, é preciso dizer que ser positivo dá mais trabalho do que ser infeliz. Afinal, para ser infeliz é só seguir o fluxo, enquanto para ser positivo é preciso mudar o “caminho da roda”. E tudo isso é uma questão de escolha. E, então, o que você escolhe?”

Heloisa Capelas completa dizendo que: “Ministro o Processo Hoffman, um dos principais treinamentos de autoconhecimento no mundo, há vinte anos e percebo que, quem opta por esse caminho, tem pela frente conquistas mais saudáveis e plenas.”

Para baixar o livro ou saber mais sobre o processo, entre no site do Centro Hoffman .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!