quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontro com o sábio interior

Érima de Andrade

Comece dando uma boa espreguiçada. Alongue-se. Esse é um exercício para entrar em contato consigo mesmo. Desfrute.

Agora que está alongado, coloque uma música suave e deite-se para um relaxamento.

De olhos fechados, relaxe seus pés, sinta-os soltar. Sinta soltar a planta do pé, a sola, os dedos. Relaxe totalmente. Sinta seus pés pesados.

Agora preste atenção em suas pernas. Solte-as, sinta relaxar as panturrilhas, as coxas. Sinta sua perna pesada.

E assim por diante, soltando a parte de trás das coxas, glúteos, costas, ombros, braços, mãos, dedos, barriga, vísceras abdominais, tronco, pescoço, cabeça e rosto.

Respire profundamente. Inspire longamente expandido o abdome, e expire contraindo a fim de entrar em um estado mais rebaixado de consciência. Inspira barriga sobe, expira barriga desce... relaxe...

Nesse estado de relaxamento, imagine uma bola azul se aproximando. Sinta esta bola lhe envolvendo, e vá com ela, relaxado, ao lugar onde existe uma montanha.

Tente observar toda a paisagem. Como é esse lugar? Como é essa montanha? O que existe ao redor dela?

Sua montanha é alta ou baixa? Veja que ela tem uma trilha. Observe a trilha, como ela é? Caminhe por sua trilha. É fácil caminhar aí?

Como se sente subindo essa montanha? Perceba tudo, a brisa, os perfumes, os sons desse lugar... Tem flores na sua trilha? Você pode ouvir os pássaros? Você pode sentir o vento?

Conforme você vai subindo perceba que tem uma outra trilha, e ao longe, mais acima, uma habitação.

Esse é o lar de um ser muito sábio que poderá lhe fornecer respostas para qualquer pergunta sua. Vá em sua direção. Observe tudo a seu redor e veja como a paisagem se modifica à medida que você vai em direção a essa habitação.

Ao chegar, veja que tem uma fogueira de acampamento e que através dela você pode ver a figura de quem mora nesse lugar. Coloque mais lenha na fogueira e se posicione em silêncio. Conforme a fogueira arde mais forte, você vê com mais nitidez, e pode sentir melhor a sua presença.

Observe cuidadosamente como é esse ser. É um homem ou uma mulher? Como são suas feições? Dedique algum tempo para perceber como está vestido, como é seu rosto, sua altura, seus cabelos, sua expressão, como ele, ou ela, é?

Agora, pergunte-lhe uma coisa importante que você gostaria de saber. Preste atenção as suas reações, observe como esse ser se comunica com você. A resposta, pode vir por meio de palavras, gestos, expressões faciais, um objeto, um sentimento, um som, uma lembrança, etc.

Receba a sua resposta.

E agora aceite o convite para tomar um chá. Sente-se com seu sábio e saboreie a sua bebida. Que sensações e sentimentos você têm aí?

Guarde essas lembranças com você. Você está prestes a ir embora.

Mais antes, esse ser muito sábio tira algo muito especial de uma sacola de couro, e lhe dá de presente. Olhe o presente que você ganhou. Como se sente agora? Diga-lhe como se sente, agradeça, e lentamente, se despeça.

Vá em direção a descida da montanha. No meio do caminho, encontre alguém muito querido. Diga como se sente a essa pessoa. Se puder ofereça um presente. Aproveite o momento desse encontro.

Despeça-se lentamente e continue sua decida, guardando mais essa lembrança.

Conforme vai descendo a montanha esforce-se para gravar esse caminho. Você poderá
voltar no momento que precisar ou quiser.


A bola azul se aproxima novamente e lhe envolve. Ela irá lhe trazer de volta. Sinta-se novamente deitado, sinta a textura da sua roupa, os sons desse lugar. Respire, e quando você quiser, pode abrir os seus olhos.

Como foi a sua experiência?
Como era a sua montanha?
O seu caminho?
O ser sábio que você encontrou?
O que sentiu em todo percurso?
Qual foi o seu presente?
Sua pergunta foi respondida?
Quem você encontrou depois?
Como se sentiu?
Ofereceu algo a essa pessoa?
Foi surpresa encontrar com ela?
Conseguiu dizer a ela o que realmente sentia?
Que conclusões você pode tirar sobre o ser sábio?
Ele está dentro ou fora de nós?

Existe um ser sábio no seu interior e você pode acessá-lo quando quiser ou precisar. Em contato com esse seu eu interior, você pode viver com mais consciência. Seu sábio, guia, ou mestre interior, vai ajudar no fortalecimento e na conexão com os valores essenciais, descobrindo novos meios de percorrer os seus caminhos, e construindo um vir – a –ser mais saudável.

Lembre-se de encontrar com essa pessoa querida que surgiu durante o seu exercício, e falar de seus sentimentos por ela. Agradeça a sua participação. A gratidão é o passo anterior ao amor. Quando sentimos gratidão, nosso coração fica pronto e aberto para receber e, principalmente, para espalhar o amor. Dessa forma, a amorosidade flui num ciclo sem fim. Por isso, agradeça sempre que possível.

Esse texto é uma releitura do exercício Homem Sábio, do livro Tornar-se Presente, de John O. Stevens, uma sugestão da Lilian do blog Dinâmicas passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!