domingo, 19 de agosto de 2012

Caminho do Apreciar

Érima de Andrade

Bárbara Petri do site Casa das Mulheres Sábias, recebe os visitantes dizendo:

“Que você possa ser a melhor versão de Si Mesma. O mundo está ávido por sua autenticidade, sua magia e criatividade. Os presentes que você pode oferecer ao mundo, ninguém mais pode. Você é única e seus dons são maravilhosos.”

Ela tem razão, cada um de nós é único e maravilhoso, e com o poder de ser a melhor versão de nós mesmos. É uma questão de treinar o olhar, de fazer escolhas que colaborem com nosso desenvolvimento, com nosso crescimento pessoal.

A sugestão dessa semana no site foi de acompanhá-la no Caminho do Apreciar.

“Convido você a olhar com amor para si e para o mundo ao teu redor, apreciando cada cantinho mágico que existe em você, em suas experiências, em todo o aprendizado que você teve ao longo da sua jornada até aqui. Olhar com amor para os pequenos detalhes e apreciar a grandeza cósmica: o Sol, as galáxias, nossa Mama Terra...” (Bárbara Petri)

E completa: “Há tanto para ser visto e amado em nossas vidas!” (Bárbara Petri)

Nossa vida é mesmo repleta de coisas para serem apreciadas. Para que nos organizemos nessa caminhada, Barbara propõe 21 dias pelo universo da apreciação, fazendo uma lista diária com 10 itens para os quais você olhou com muito amor.

10 itens é bem pouco, mas será que é fácil? Estamos com o olhar tão acostumado a tudo que temos ao nosso redor, que esquecemos quantas maravilhas se manifestam diariamente nas nossas vidas.

Treinar o olhar para o que deu certo, marcar o que deu certo, o que de bom aconteceu em cada dia, provoca uma mudança na nossa energia, e vamos cada vez mais perceber as graças se multiplicando.

Num dia de trânsito impossível, uma grande amiga minha escreveu no facebook:

“Obrigada Senhor, por eu saber dirigir, ter um carro, ter um trabalho no Rio, ter uma filha que vai e volta comigo de carro... Porque se eu não tivesse nada disso não teria enfrentado às 4h de congestionamento num percurso que faço em 35 minutos... Tudo tem um lado bom.”

Obrigada Senhor por eu ter uma amiga que me faz rir num dia que tinha tudo para dar errado.

Somos cercados por bênçãos e, muitas vezes, só nos damos conta disso, quando as perdemos. Que bom ter água no chuveiro, luz em casa, internet funcionando, fogão a gás, telefone e todas as outras facilidades da minha vida.

Você tem apreciado essas maravilhas? Experimente olhar com amor para si e para o universo ao seu redor. No mínimo seu dia vai ficar mais interessante.

Hoje eu tive um dia repleto de coisas para apreciar: acordei com o sol sem o barulho da obra do vizinho, colhi nêsperas no meu quintal, ri conversando com minha mãe, estou curtindo ver o meu gato recuperando a saúde, adorei sentir o cheirinho de café sendo feito e conversar com meus filhos, gostei de chegar em casa e ver quantas árvores tem ao meu redor, agradeço o silêncio dessa noite, os comentários inspiradores que tenho lido e Willy dormindo tranquilo no meu colo enquanto escrevo esse texto.

São tantas coisas boas que me cercam que me sinto plena e preenchida de amor.

Eu aceito com reverência cada um dos presentes que o Universo traz para minha vida.”
(Bárbara Petri)

Eu também!

4 comentários:

  1. ISSO É O QUE CHAMO DE OLHAR COMTEMPLATIVO, QDO O CONQUISTEI, TUDO FICOU MAIS FÁCIL , DE CHEGAR Á TAL FELICIDADE, OU MOMENTOS DE FELICIDADE!!!!
    ROSE NANCI.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito comovida com teu post! Como é lindo ver alguém falando com tanto amor do nosso trabalho, das nossas palavras... e referenciando tão perfeitamente! Ah... que maravilha! Pessoas éticas e de energia tão boa... amo!

    Amor, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Que bom encontrar o sue site Barbara! Gratidão! Bjs, Érima

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!