domingo, 5 de agosto de 2012

Quintais que Produzem

Érima de Andrade

Os Quintais que Produzem surgiram da Mesa de Troca da Rede Ecológica do Núcleo Itaipu.

Tudo isso é grego para você? Então eu explico: existe um grupo de consumidores, e um movimento social, chamado Rede Ecológica Rio - www.redeecologicario.org – que tem por objetivo promover compras coletivas de produtos orgânicos e agroecológicos, produzidos pela agricultura familiar, encurtando a distância entre o consumidor e o produtor. 

Todos ganham com isso, o consumidor que se beneficia de produtos de boa qualidade, frescos e preços bons; e os produtores que recebem o preço cobrado sem intermediários, estabelecendo o que a Rede chama de comércio justo entre as partes. A relação da Rede com os produtores é baseada na confiança, numa visão ampla da busca de condições sociais e econômicas justas.

São 11 anos da Rede Ecológica,  e atualmente contam 170 associados em 9 núcleos:

Núcleo Botafogo – redeecologica.botafogo@gmail.com
Núcleo Humaitá -
redeecologica.humaita@gmail.com
Núcleo Vila Isabel - redeecologicatijuca397@gmail.com

Minha relação é com o núcleo Itaipu, aqui perto de casa. Este núcleo faz entregas mensais de produtos secos e frescosTalvez os outros núcleos também tenham o setor Quintais que Produzem, mas falo só da experiência daqui.

Tudo começou com uma mesa de trocas. Alguém com um minhocário levou algumas minhocas para serem trocadas por outros produtos. Outro levou bandejas com grama de trigo. Mais um levou toda a poda da sua árvore de louro. E outro ainda compotas de doces caseiros, com frutas colhidas diretamente do quintal.

Não são produtores, não vivem disso, mas tem um quintal produtivo e levaram para a mesa o excesso da sua produção familiar. Do sucesso dessa iniciativa surgiu o setor Quintais que Produzem.

Explica Ana Lemos: “O objetivo deste trabalho é estimular o cultivo nos quintais da Região Oceânica gerando recursos e encurtando o caminho entre o produtor e o consumidor. Os produtos são de cultivo natural sem uso de agrotóxicos e os valores cobrados pelos produtos são repassados integralmente aos produtores.”

No email que recebemos com a planilha de pedidos para a rede ecológica, também recebemos um anexo com os produtos disponíveis dos quintais a cada mês. Como o forte dessa prática é a valorização da comunidade, os emails também seguem com pedidos de material de reuso, para quem desenvolve alguma atividade que precisa desse material, como por exemplo, potes de vidro de qualquer tipo e vasinhos de jardim usados que serão reaproveitados na produção de novas mudas.

Ontem na entrega dos produtos da Rede e dos Quintais, tivemos degustação dos Pães Artesanais, uma delícia!, produzidos por um morador de Itacoatiara, Ricardo Mendez, e também a degustação do ingá, que eu nem imaginava que existia, e gostei tanto que trouxe para casa, junto com aipim colhido na hora e laranjas.

Não é preciso ser associado da Rede Ecológica para enviar pedidos para o Quintais que Produzem, mas se você quiser se associar à Rede Ecológica Núcleo Itaipu, você precisa saber que, como associado, você assumirá alguns compromissos

- o pagamento de mensalidade (R$32,00);
- a participação na organização da entrega dos produtos no Núcleo;
- a participação uma vez  por ano do Mutirão da Rede.

Ou seja, é uma proposta na qual todos participam e todos se beneficiam. A Rede Ecológica tem muitas comissões que vão viabilizando tanto o funcionamento das compras coletivas, quanto a presença em espaços que trabalham em cima de segurança alimentar, agroecologia, qualidade de vida. Você também pode participar de uma dessas iniciativas, novos associados contribuem para novos desdobramentos.

Se inscrevendo na Rede Ecológica Núcleo Itaipu, você receberá por email, mensalmente, a planilha de produtos frescos a ser preenchida e mandada para redeecologica.itaipu@gmail.com      

Além de produtos frescos, de boa qualidade, a preço justo, também estamos colaborando para atingir os Objetivos do Milênio. A saber:

1 – Acabar com a fome e a miséria;
2 – Educação básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a aids, a malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Eu super recomendo!

Quintais que Produzem:


                        
Meu aipim no fogo:


Uma das mesas com produtos da Rede Ecológica:

Um comentário:

  1. Vídeo sobre a Rede Ecológica -
    http://www.youtube.com/watch?v=1Bm6dFua8gQ
    Vale ver!!!!
    bjs
    Érima

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!