domingo, 1 de abril de 2012

Estimulando a aprendizagem

Érima de Andrade

Carla Hannaford, bióloga, escritora e educadora afirma que “nossos corpos são parte importante de todo o nosso aprendizado, o aprendizado não está isolado no cérebro. Cada nervo e célula contribui para a formação de uma rede que influencia na nossa inteligência e na nossa capacidade de aprendizagem.”

Seu livro Movimentos Inteligentes, por que a aprendizagem não está toda na sua cabeça, têm ajudado muitos educadores a melhorar a concentração total dos alunos em sala de aula. Todos nós temos nosso próprio ritmo, um ritmo e tempo único para aprender. As pesquisas desenvolvidas por Carla mostram que os movimentos inteligentes ajudam a redescobrir este ritmo. 

Carla colocou em seu livro exercícios baseados no trabalho de Paul e Gail E. Dennison, Brain Gym.
O Brain Gym são 26 exercícios, e há uma série de quatro exercícios básicos que podem ser usados em qualquer escola. Eles são surpreendentemente simples, mas muito eficazes! 

Essa série de movimentos é chamado de PACE: Positivo, Ativo, Clear (limpo), Energético. As etapas são cumpridas em ordem inversa: 


                                                      Copyright © 2009 Brain Gym International

Energético: beber água. 

Como Carla Hannaford explica: "O cérebro é composto por mais água (com estimativas de 90%) do que de qualquer outro órgão do corpo. Estimule seus alunos a beber água antes e durante a aula, isso vai funcionar como a "graxa da roda”. A água potável é muito importante antes de qualquer situação estressante - testes! Como tendemos a transpirar sob estresse a desidratação pode afetar negativamente a nossa concentração.”

Clear (limpar): ou ligar os “Botões do cérebro"

Este exercício ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, a ligar o cérebro inteiro e deve ser usado antes de uma aula começar. Esta
irrigação sanguínea melhora a habilidade de concentração necessária para escrever, ler e etc. O fluxo de sangue extra, a água extra, muda o cérebro para ligado, melhorando a atenção necessária para aprender e realizar.

Pressione levemente e de forma pulsante, os recortes logo abaixo da clavícula, em cada lado do esterno (osso do peito), com o polegar e o dedo indicador.  Ao mesmo tempo, coloque a outra mão sobre a área do umbigo. Pressione suavemente estes pontos por cerca de 2 minutos, alterando as mãos a cada 30 segundos.

Ativar: “Atravesse engatinhando”

Este movimento ajuda a coordenar os lados esquerdo e direito do cérebro,
exercitando a troca de informações pelos dois hemisférios cerebrais. É útil para habilidades de ortografia, soletração, escrita, audição, leitura e compreensão.

Fique de pé, ou sentado, leve a mão direita ao joelho esquerdo, ao mesmo tempo que levanta o joelho esquerdo em direção a mão direita, num movimento cruzado semelhante ao que fazemos quando engatinhamos. Depois repita com a mão esquerda sobre o joelho direito, e assim sucessivamente como se estivesse marchandoFaça isto lentamente durante aproximadamente 2 minutos. Mova os ombros e respire normalmente. 

Positivar: "Gancho para cima" 

Qualquer situação tensa melhora com esse movimento. Funciona bem antes de uma prova ou evento especial, como fazer um discurso. Alguns "ganchos para cima", nas situações de estresse,
acalmam a mente e melhoram a concentração.

Em pé ou sentado: Cruze a perna direita sobre a esquerda na altura dos tornozelos. Estenda os braços, cruze-os e coloque as palmas das mãos juntas. Entrelace os dedos e leve as mãos por baixo em direção ao corpo, até descansar sob o queixo, apoiadas sobre o esterno (osso do peito). Feche os olhos, inspire pelo nariz e com a língua repousada dentro da boca por trás dos dentes. Solte a língua quando você expirar. Respirações lentas e pausadas. Faça o tempo que quiser. Você estará visivelmente mais calmo após esse exercício.

Esse movimento é um exemplo de como os efeitos dos exercícios incluem melhora do humor e diminuição da ansiedade

Abaixo, um vídeo com os exercícios PACE, para você visualizar os movimentos descritos acima:



Boa Prática!

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