quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Trabalho em equipe ou com equipe?

Érima de Andrade

Trabalhar com outras pessoas ativa a criatividade, possibilita a troca de conhecimentos e a agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.

Uma equipe pode ser formada por profissionais de várias áreas de atuação. Cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sabe da sua importância para os bons resultados. É o trabalho em equipe.

Nesse trabalho, a postura dos integrantes é decisiva para os resultados finais. Cada um representa o todo, e o resultado individual interfere na maneira como o todo é avaliado.

A imagem que fica para o público atendido é que equipe funcionou, ou não funcionou. E se não funcionou, só internamente é possível avaliar onde houve a falha. O cliente, mesmo conhecendo todos os profissionais que fazem parte desse grupo, dificilmente consegue localizar os pontos fracos.

Uma boa imagem para esse tipo de equipe pode ser encontrada nos esportes coletivos. O time ganhou ou não. Não tem como o levantador ganhar sozinho.

Um líder nessa equipe funciona como um agregador, e geralmente é o que consegue olhar ao mesmo tempo o todo e o potencial individual dos participantes. Mesmo assim, o líder nessa equipe é um entre outros.

A terapia ocupacional, enquanto profissão, também pode ser colocada nessa categoria de trabalho de equipe. Uma equipe que tem por objetivo o reconhecimento da profissão. Como somos ainda um grupo pequeno de profissionais, a avaliação que as pessoas fazem da nossa atuação, tende a generalizar para toda a categoria.

A imagem que o cliente forma da profissão está intimamente ligada a imagem que ele construiu do terapeuta que o atendeu. Já ouvi algumas vezes que “terapeutas ocupacionais são sempre muito criativos”.

Uma outra maneira de trabalhar com as pessoas é formando a sua equipe. E nesse caso será um trabalho com equipe, onde todos os membros trabalham para dar suporte ao trabalho do líder.

O líder não será mais um entre outros, e sim o foco e o destino das ações dos outros membros dessa equipe que será formada para servir-lo.

Essa equipe acontece sempre que um profissional busca outras pessoas que facilitem e agreguem valor ao seu trabalho. Ele define objetivos e metas, divide papéis e funções, determina os níveis de autonomia e de relações com o líder.

Esse líder pode inclusive não contar para toda a equipe quais são os objetivos finais do trabalho que está desenvolvendo.

Nessa maneira de trabalhar é o líder que atrai os clientes. É ele que determina quem vai participar e quando, e é o único responsável pelo resultado final. O cliente não percebe os vários profissionais envolvidos nas etapas do trabalho.

O trabalho de um estilista pode servir de exemplo. Ele cria a coleção e contrata para sua equipe um designer de estamparia, um de acessórios, modelistas, costureiros e pessoas para coordenar e gerenciar sua produção. A roupa quando for apresentada ao cliente terá apenas o nome do estilista. O seu trabalho será o único reconhecido pelo público.

Montar essa equipe requer conhecimento das várias etapas do trabalho, sob pena de ter o seu nome arruinado por uma etapa mal feita. É um trabalho hierarquizado e o líder não deve esquecer disso, o grupo depende do trabalho que ele fizer, e não o contrário.

Trabalhando com as pessoas, há momentos em que é preciso ser mais direto e tomar as rédeas da situação, enquanto em outros é necessário se deixar comandar. Especialistas apontam atitudes que devem ser estimuladas na hora que estiver atuando em grupo:

1. Tenha paciência - Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2. Aceite sempre as idéias das outras pessoas - é importante saber reconhecer que a idéia do outro pode ser muito melhor do que a sua. Afinal de contas, mais importante do que o orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

3. Não critique os outros membros da equipe - Avalie as colocações do outro, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Critique, de forma construtiva, as idéias, nunca a pessoa.

4. Saiba dividir - Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5. Trabalhe - Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.

6. Seja participativo e solidário - Procure dar o seu melhor e ajudar os outros sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda a alguém da equipe.

7. Dialogue - Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que tenha lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos.

8. Planeje - Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz.

9. Cuidado com o pensamento coletivo - Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe e divirta-se - Todos ganham com a experiência. Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.


Você trabalha em equipe ou com equipe?
 

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