quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

25 de dezembro

Érima de Andrade

Para muitos, na noite de 24 para 25 de dezembro, é Natal, uma festa cristã, onde se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

Para outros também é Natal, e isso significa que é a noite da visita do Papai Noel, aquele bom velhinho que presenteia as crianças que se comportaram bem o ano inteiro.

Muitas outras pessoas juntam essas duas festas numa só. Independente do motivo é, sem dúvidas, uma festa de encontros, eu-com-outros.

Antes da era cristã, nesse mundo sombrio de noites prolongadas e paisagens invernais silenciosas, nossos ancestrais já comemoravam o dia 21 de dezembro como solstício de inverno, com fogueiras e outros rituais. No hemisfério norte, ainda vivemos nessa data o dia mais curto e a noite mais longa do ano, quando o Sol chega ao zênite no ponto mais baixo no céu. Isso dura três dias. Na noite de 24 para 25 de dezembro, véspera de Natal, a escuridão mais profunda fica para trás. A “luz’ renasce e nos liberta da escuridão. Devagar e sempre, os dias ficam mais compridos.” Heleen Crul

A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam na época do solstício de inverno. Assim, em vez de proibir as festividades, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã.

O dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao nascimento do deus sol invencível, Natalis Invistis Solis. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada em dezembro, num período de alegria e troca de presentes.

Como festa religiosa, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro desde o século IV pela Igreja ocidental, e desde o século V pela Igreja oriental, celebrando o nascimento de Jesus de Nazaré.

“Crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de setembro. Um período mais provável seria em fins de setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos.” Paul S. Taylor

Jesus pregava o amor, “amai-vos uns aos outros” dizia; era o profeta da inclusão. Sua história está contada na bíblia, e na medida do possível, sendo confirmada pela ciência.

Papai Noel é uma figura lendária. Como toda lenda, combina fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação. Ele traz presentes aos lares de crianças bem comportadas na noite da véspera de Natal.

Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega, é o responsável pela atual força da lenda do Papai Noel. Em 1822 ele escreveu um poema para seus seis filhos. Nesse poema, Uma visita de São Nicolau, Moore criou a imagem do Papai Noel, a viagem num trenó puxado por renas e a entrada nas casas pela chaminé.

Em 1886, o cartunista da revista Harper's Weekly, Thomas Nast, ilustrou o Papai Noel criado por Moore e o vestiu com as cores vermelho e branco.

Em 1931, numa campanha publicitária da Coca-Cola, a imagem do Papai Noel criada por Nast se tornou popular, e a partir daí mundialmente conhecida, sendo considerada a imagem “oficial” do bom velhinho.

“E, embora diversas vezes acusado de representar um veículo que deu origem ao crescente consumismo das Festas Natalinas, é preciso reconhecer que ele encerra valores que despertam, revivem e fortalecem os nossos sentimentos mais profundos. Sua bondade é tão contagiante que atinge tipo “flecha de cupido”, qualquer pessoa, independente de crença ou raça, o que evidencia a sua magia e seu grande poder de penetração no mundo.” Sophia Cosseau

Maria De Fátima Cardoso explica que “Papai Noel representa esta parte de nós mesmos que está aberta a presentear, a receber, a amar sem discriminar, ir além de si mesmo e compartilhar... e se alegrar muito com essa qualidade, essa felicidade!!!” Ela acrescenta “Que Papai Noel em nós siga pelos caminhos , se realize!!!”

São duas histórias sobre o amor. E se as histórias existem na nossa imaginação, é porque elas fazem algum sentido. Se tem gente que acredita em Jesus Cristo e em Papai Noel é porque eles continuam, de alguma forma, aparecendo na vida dessas pessoas.

Que você viva calma, com-alma, e serenamente a noite de 24 de dezembro.
Que ela lhe traga coisas boas, alegres, gostosas e divertidas.
Que você tenha sempre muitos motivos para comemorar, comer-e-orar.

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!