domingo, 4 de dezembro de 2011

Bondade Amorosa

Érima de Andrade

Como explica Thich Nhat Hanh, “todos nós temos dentro de nós as sementes do amor. Podemos desenvolver essa fonte maravilhosa de energia, nutrindo o amor incondicional, aquele que não espera nada em troca. Quando chegamos a compreender alguém profundamente, inclusive alguém que nos prejudicou, não conseguimos deixar de amar essa pessoa.”

Não é preciso ser budista para entender que um mundo melhor depende de todos nós. Fim de ano chegando, começamos a buscar mensagens de feliz ano novo, paz e prosperidade. E como temos contribuído para que os dias sejam mesmo de paz, felicidade e prosperidade? Como temos nutrido nossa semente de amor?

Sem compreensão, o amor não é amor verdadeiro. O budismo tem uma longa tradição de práticas de entendimento. E entre elas está a de maitri, que pode ser traduzida como amor ou bondade amorosa. É a prática de irmandade. A palavra maitri tem o mesmo radical que a palavra mitra, que significa amigo. Para os budistas o sentido fundamental do amor é a amizade.

Maria Laura Garcia Packer, em seu livro A Senda do Yoga - Filosofia, Prática e Terapêutica, explica como fazer a meditação da bondade amorosa, inspirada na tradição budista e no desejo de que todos os seres encontrem a felicidade. É uma boa maneira de nutrir sua semente amorosa e fazer a diferença para dias mais felizes.

1. Sente-se em lugar tranquilo com a coluna ereta, a face serena e o coração banhado de amor e compaixão. Sinta que o solo sagrado do seu coração se expande para acolher você mesmo e todos os seres em uma intensa bondade amorosa.

2. Olhe para você mesmo, aceite-se assim como você é, traga você mesmo para dentro do seu coração e diga silenciosamente:

"Que eu possa ser feliz e sereno.
Que eu possa estar livre do medo e da dor.
Que eu possa viver no amor e na compaixão.
Que eu possa despertar a minha natureza divina e ser livre."

3. Pense agora naquela pessoa com quem você precisa se harmonizar. Traga-a para dentro do solo sagrado do seu coração e repita silenciosamente:

"Que você possa ser feliz e sereno.
Que você possa estar livre do medo e da dor.
Que você possa viver no amor e na compaixão.
Que você possa despertar a sua natureza divina e ser livre."

4. Pense em todas as pessoas que você ama e que fazem parte da sua vida, traga-as para dentro do solo sagrado do seu coração e repita silenciosamente:

"Que vocês possam ser felizes e serenos.
Que vocês possam estar livres do medo e da dor.
Que vocês possam viver no amor e na compaixão.
Que vocês possam despertar a sua natureza divina e serem livres."

5. Então, pense em todos os seres, em todos os cantos do mundo e em todos os tempos, traga-os para dentro do solo sagrado do seu coração e repita silenciosamente:

"Que todos os seres possam ser felizes e serenos.
Que todos os seres possam estar livres do medo e da dor.
Que todos os seres possam viver no amor e na compaixão.
Que todos os seres possam despertar a sua natureza divina e serem livres."

Pouco a pouco, vá levando a consciência de volta para a respiração, una as mão à frente do peito e irradie paz em todas as direções.

Om shanti, shanti, shanti!
Om paz, paz, paz!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!