domingo, 3 de julho de 2011

Bom Humor

Érima de Andrade

“Ha ha ha ha ha
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida
Esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Aah Aha”  
(Rindo à Toa - Falamansa)

Ajuda mesmo! Nada como o bom humor para a vida melhorar.

O bom humor não se identifica com as dificuldades. A alegria dos bem humorados estimula a criatividade, a flexibilidade e a cooperação, e por isso mesmo, enxergam saídas, soluções e oportunidades onde os mal humorados vêem apenas rigidez e estagnação. Com jogo de cintura dá até para perceber que o caminho é outro e parar de dar murros em ponta de faca.

“Tô numa boa
Tô ficando esperto
Já não pergunto
Se isso tudo é certo
Uso esse tempo pra recomeçar
Aah Aha”
(Rindo à Toa - Falamansa)

Segundo Conceição Trucom, “energeticamente o bom humor atrai oportunidades e abre portas. O bom humor é uma vibração de prosperidade e saúde espiritual.”

Serginho Cunha, conhecido como Doutor do Riso, é adepto da gelotologia, o estudo do humor, do riso e dos seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano. Ele explica que “o riso pode trazer benefícios tanto para a mente quanto para o corpo, e que com o bom humor é possível aumentar a qualidade de vida. O bom humor ajuda a pessoa a ficar com o corpo mais equilibrado e evita doenças como dor de cabeça, dor de estômago e depressão".

Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.

O site Fique Linda, http://www.fiquelinda.com.br , lista 10 boas idéias para manter o bom humor mesmo nas situações mais difíceis:

“1 - Ria, sorria, dê gargalhadas. O riso é a face visível do bom humor. E o melhor é que o riso faz bem à saúde. Uma boa gargalhada faz bem ao corpo e à mente. Entre os benefícios físicos estão a melhora dos ritmos cardíaco e respiratório. Também ajuda a reforçar o sistema imunológico e reduzir os hormônios responsáveis pelo estresse. Psicologicamente você reduz a ansiedade e o nervosismo, ganha mais energia e alegria, mais otimismo e maior controle de situações.

2 - Uma boa alimentação também ajuda a manter o bom humor. Para começar, não saia de casa sem tomar o café da manhã. Vale à pena sacrificar dez minutos de sono, para comer sentada e mastigar com calma. Ao longo do dia, mesmo que não tenha muito tempo para comer, tente fazer refeições equilibradas: corte os doces e as gorduras e aposte nos legumes, cereais e laticínios. Procure não pular refeições e evite as dietas radicais que acabam sempre influenciando o nosso humor.

3 - Tente dormir o suficiente para não andar cheia de sono no dia seguinte: o trabalho rende menos e você se cansará mais. O número de horas que um adulto precisa dormir varia de pessoa para pessoa. Geralmente seis a oito horas são o suficiente, mas há quem precise dormir mais e quem se sinta satisfeito com menos. Quando acordar bem disposta e com vontade de começar o dia, é sinal que encontrou a sua medida.


4 - Saia, converse, dirvirta-se com os seus amigos. Nada como passar duas horas ao telefone com a sua melhor amiga falando sobre trivialidades para melhorar o estado de espírito.


5 - Faça coisas de que gosta. Seja qual for o seu passatempo favorito, não deixe de fazer para se concentrar apenas no trabalho ou nas tarefas domésticas. Ter um hobby é ótimo para combater o estresse e alimentar o bom humor.


6 - Sonhe. Porque não começar a planejar a sua viagem mesmo que só tenha dinheiro para pagá-la daqui a cinco anos? Planejar uma viagem é como se já estivesse viajando.


7 - Seja positiva. Assuma uma atitude otimista. Mesmo quando as coisas correm mal, tente ver o lado positivo da situação. Às vezes, não é tão óbvio, mas existe... Não deixe que o seu otimismo se vá por influência dos mal humorados ao redor: queixar-se o dia inteiro do mau tempo não vai trazer o sol de volta...


8 - Organize-se. Faça uma lista de tarefas para o dia seguinte. A sensação de que temos a vida organizada e de que sabemos exatamente o que temos de fazer, nos faz sentir bem. Mas essa lista dever ser razoável. Tentar encaixar em 24 horas o que daria para uma semana só serve para ficar frustrada e de mau humor. Da mesma forma, organize o dia de forma a que não tenha que correr de um lado para o outro o dia inteiro. Não há bom humor que resista a uma rotina dessas! Aplique esta máxima à vida doméstica. Já experimentou delegar tarefas e deixar, por exemplo, que outros façam as compras enquanto você fica com tempo para fazer outra coisa?


9 - Inspire-se. Espalhe flores frescas pela casa, deixe entrar o sol pelas janelas, comece o dia com música alegre, surpreenda as pessoas que você ama...


10 - Tire tempo para você. Mesmo os bem humorados têm dias maus. Se chegar em casa em baixa, tome um banho quentinho e fique lá sem pensar em nada... Tire uma tarde para fazer compras, ofereça um presente a si mesma, faça uma arrumação drástica em casa... Se estiver triste, respire fundo e imagine que ao expirar colocará para fora todos os problemas e preocupações.


Sempre com um sorriso!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!