quinta-feira, 28 de julho de 2011

Frutas

Érima de Andrade

Uma boa alimentação faz parte de toda orientação para manter ou restaurar a saúde. Mas afinal, como se alimentar bem? Independente da dieta escolhida, um caminho sem erro e buscar uma alimentação mais natural possível.

Explica Sonia Hirsch no livro Boca Feliz: “Quer dizer: certas comidas agridem a nossa natureza, enquanto outras se integram ao nosso corpo de uma forma completamente natural. Por isso é que se fala comida natural.

Por exemplo, a dona Maria, lá daquele lugarejo do sul de Minas, come comida natural. O feijão vem da roça do Bento, o arroz quem traz é dona Fujiko, o milho e o aipim e as verduras são ali do quintal mesmo e as frutas aparecem conforme Deus vai dando: banana, laranja, tangerina, jaca, mamão, jabuticaba, abacate, cada qual na sua estação. Os ovos também são do quintal, postos todo dia pelas galinhas que têm até nome. E se acontece de comer um frango, um leitão, um cabrito ou uma carne de vaca, todo mundo sabe que o animal era bem tratado e sem nenhuma doença.

Dona Maria tem saúde de ferro.

Muito longe de Minas, lá nas bandas do Maranhão, seu Ribamar também come comida natural: é um peixe, uma caça, um milho, uma farinha de mandioca, um óleo de coco de babaçu, umas folhas de vinagreira cozidas só no bafo da panela, muita castanha-do-pará, banana, coco e todas as frutas que Deus também dá por lá. Seu Ribamar é outro que tem saúde de ferro.”

Fruta é comida natural. E o Brasil, país tropical, tem variedade e fartura, somos, inclusive, o terceiro maior produtor de frutas do mundo! Uma benção desse berço esplêndido. No Japão, um arquipélago, fruta é artigo de luxo. “Uma melancia, por exemplo, pode chegar a custar o equivalente a dois mil reais... Uma manga? Quatrocentos reais!”, segundo escreveu Drika Max na matéria O poder das frutas.


As frutas oferecem grande quantidade de fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e açúcares. Reforçam a saúde e garantem mais qualidade de vida. São compostas basicamente de água, fundamental para manter os tecidos do organismo saudáveis. Elas são de fácil digestão, ativam as funções gástricas e desintoxicam o organismo.

São saborosas, bonitas, coloridas, nutritivas, com sabores e aromas deliciosos e variados. Podem ser consumidas de várias maneiras. Mas nem todos aproveitam essa facilidade e variedade.

Não gosta da versão in natura? Tudo bem. Pode ser em forma de chás ou sucos feitos na hora, sem coar, para aproveitar as fibras.

Segundo Cynthia Antonaccio: "O ideal é que as consuma com a casca, para aproveitar bem as fibras. Mas, se não for possível, pode apelar, com moderação, para geléias, compotas, purês, tortas recheadas e compensar comendo mais verduras cruas e legumes.” Que também são comida natural!

Com tanta variedade, dá para investir em sucos naturais e experimentar novos sabores, misturando frutas, legumes e verduras. O importante é colocar na sua alimentação essa fonte de saúde. Barato, gostoso e fácil de fazer.

Ana Beatriz Vieira Pinheiro, no seu livro Comer com Sabedoria, oferece algumas receitas de sucos, geléias, compotas e outras delícias da comida natural. A seguir, duas receitinhas boas para o inverno. Delicie-se!

Suco de banana com laranja e gengibre – rendimento 200ml

1 banana-prata média (40g)
180 ml de suco de laranja (usar a laranja da safra que estiver bem doce)
1 colher de café de gengibre picado pequeno.

Modo de preparo:
Liquidificar tudo.

Compota mista – rendimento 1,05kg (cerca de 7 porções)

1 maça(150g) descascada, picada em cubos médios
1 pêra (200g) descascada, picada em cubos médios
2 xícaras de morangos (250g) partidos ao meio
¼ abacaxi (250g) picado em cubos
6 damascos frescos ou secos (50g)
6 ameixas secas (50g)
1 manga (250g) descascada, picada em cubos médios
¼ de xícara de chá de suco de limão (50 ml)
1 colher de chá de molho de soja (shoyo) (10 ml)
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Colocar todas as frutas picadas numa assadeira.
Acrescentar o suco de limão já misturado com o shoyo.
Espalhar entre as frutas o cravo e pedaços da canela.
Cobrir com papel-manteiga e levar ao forno baixo por 30 minutos.

Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!