domingo, 10 de julho de 2011

Tensões

Érima de Andrade

No dicionário, tensão é estado de nervosismo e ansiedade; situação de conflito; estado do que está tenso.

E a tensão muscular, um estado de rigidez que se manifesta em certas partes do corpo.

Rigidez... a mesma rigidez que limita os movimentos do corpo, limita a flexibilidade emocional. Nossas emoções estão armazenadas no nosso corpo. Toda tensão física, ou psicológica, provoca um aumento da tensão muscular.

Para Ken Dychtwald “o corpo e a mente são um reflexo do outro e as emoções e experiências da personalidade, influenciam na formação e na estrutura dos músculos e tecidos.”

Ele acrescenta que “há evidências no sentido de que nossos sentimentos e atitudes afetam de maneira muito direta o modo como nos portamos, movemos, respiramos, crescemos, sendo tanto parte de nós mesmos quanto a atividade física, de tal forma que moldamos a nós mesmos segundo atividades físicas e experiências emocionais seletivas. A estimulação emocional dos músculos pode ter sobre o corpo o mesmo efeito que a atividade puramente física, exceto que é em geral mais difícil detectar a fonte da estimulação e a maneira pela qual foi seletivamente e, em muitos casos, inconscientemente praticada.”

Ida Rolf afirma que “a soma total das tensões musculares constitui a expressão corporal do organismo. A rigidificação progressiva do corpo serve também para limitar a amplitude de flexibilidade emocional, da qual é capaz o corpo livre de restrições.”

Para Alexander Lowen uma pessoa é a soma de suas experiências de vida sendo estas registradas em sua personalidade e estruturadas em seu corpo. Ele coloca os processos energéticos do corpo como determinantes do que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontecem no corpo. E explica que “as emoções estão armazenadas no corpo e existe uma ordem geral para esse armazenar. Por exemplo: sentimentos e lembranças de ter sido deixado de lado, negligenciado, aparecem repetidamente quando é massageado no peito. Quando o trabalho é no alto das costas, é muitas vezes acompanhada por fortes sentimentos de raiva e ódio. Os queixos massageados liberam tristezas, os quadris, sexualidade, os ombros contam histórias de cargas pesadas e de responsabilidades.”

Pode ser que você não se dê conta da sua tensão, mesmo assim, criar o hábito da automassagem só trará benefícios. Ela pode, por exemplo, funcionar como método preventivo de dores, mal-estar e tensões.

A automassagem pode ser feita em qualquer horário e não precisa de nenhum creme ou óleo para massagear. Pode ser inclusive na hora do banho, com a ajuda de esponjas vegetais, massageando bem todo o corpo, principalmente pontos doloridos, para aliviar a tensão. A automassagem desenvolve confiança, cuidado e contribui para a melhora da auto-estima e do autoconhecimento.

Não há segredos para praticar a automassagem, mas é preciso tomar alguns cuidados:

- o toque deve ser pele com pele, sem usar as unhas;
- não faça força nas mãos contra o corpo, apenas seja firme, carinhoso e cuidadoso;
- não pense nos problemas enquanto faz a massagem, concentre-se apenas no seu exercício e nas sensações do seu corpo;
- não pare no meio, permita-se viver intensamente essa experiência.

Faça o seu roteiro, ou inicie pelos pés, massageando dedo por dedo e depois os pés como um todo. A seguir, suba por suas pernas, massageando do tornozelo a bacia.

Continue sua massagem com as duas mãos no quadril, fazendo movimentos semicirculares, de baixo para cima, até o ombro. Lembre-se de massagear também a lateral do seu tronco.

Vá para suas costas, deslize as mãos, de cima para baixo, começando no ponto mais alto que alcançar, percorrendo as laterais da coluna vertebral até o cóccix. Massageie então suas nádegas. Sinta a musculatura soltar dos seus ossos. Suba pelas costas, neste mesmo movimento, até onde suas mãos alcançarem.

Passe para os ombros, braços e mãos. Com a mão cruzada, segure seu ombro esquerdo, e com um movimento de pressão de dedos e palma, massageie ombro, braço, antebraço e mãos. Troque de ombro e repita o movimento. Depois massageie a palma da mão, do punho para os dedos. Lembre-se sempre de fazer os dois lados.

Agora posicione as mãos em forma de pinça e faça movimentos na nuca, descendo e subindo pelo pescoço. Com o mesmo movimento, siga o contorno do couro cabeludo, puxando em cada vez, um pouco de cabelo. Não use força, seja firme.

Pressione o couro cabeludo em toda sua extensão com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, como se estivesse espalhando o xampu. Com o polegar e o indicador massageie ao redor da linha do couro cabeludo, massageando também suas orelhas.

E finalmente o rosto. Percorra toda face e a testa fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Com o polegar e o indicador massageie seu maxilar do queixo para a orelha. Depois do canto da boca para a orelha, e da aba do nariz até a orelha. Use o dedo anular, o mais leve da mão, para tocar com suavidade a região dos olhos. Com leveza, pressione o dedo e massageie a pele ao redor dos olhos.

Com as pontas dos dedos sobre as sobrancelhas, empurre a testa para o couro cabeludo, com se tirasse uma touca apertada. Com as mãos na horizontal, vá da testa até o queixo. Ao passar pelos olhos feche-os e faça uma leve pressão.

Agora esfregue uma mão na outra, e com os olhos fechados, coloque as mãos em concha sobre o rosto. Mantenha um pouco. Repita o movimento, e coloque as mãos naquele ponto que você sente que ainda precisa relaxar um pouco mais.

Termine sua automassagem dando uma boa espreguiçada.

Tenha um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!