quinta-feira, 6 de junho de 2013

Natureza

Érima de Andrade

Eu sempre digo, brincando, que moro debaixo da mangueira. Com esse site, o Google Earth, que usa fotos de satélite para localizar países, cidades e até ruas, descobri, é verdade! Eu moro mesmo debaixo da mangueira! Aparece uma merrequinha de telhado da minha casa na foto...

Eu e todo mundo por aqui, segundo o site, mora dentro da floresta. Quase não se vê telhados. Pela foto, a casa de uma amiga minha não existe, não aparece nenhum pedaço do telhado, só as árvores. Se eu não soubesse que ela mora ali, pensaria se tratar de um terreno vazio.

Ah, as alegrias e vantagens da vida em contato com a natureza...

Uma das vantagens de morar num lugar assim, tão cheio de árvores e perto da reserva, é a convivência com os animais, esquilos, gambás, morcegos, micos...

Minha casa era passagem obrigatória de um bando de micos. Eles passavam no início da manhã e de novo, no fim da tarde. Gostavam especialmente das mangas e das amoras que colhiam no meu quintal. Passavam, por que com o fumacê se acumulando nas cascas das frutas, eles foram atrás de alimentos um pouco menos envenenados... espertos eles....

Um dia nosso gato caçador Willy, batizado assim, por minha filha, em homenagem a baleia, teve a infeliz ideia de caçar um mico. Conseguiu, e correu com ele para a área de serviço. A reação do bando foi assustadora! Os micos enlouqueceram! Gritavam, berravam, pulavam de cima dos galhos e dos telhados ao redor da casa. A impressão que dava, era que iam invadir!
Por via das dúvidas, fechei a casa toda...

O “protesto” durou bem uns dez minutos, e deu resultado. Willy agora se limita a caçar pássaros, baratas, lagartos, desistiu dos micos...

Pássaros aliás, também são refeição para os micos. Minha filha comprou um casal de canários, e colocou a gaiola pendurada numa árvore do quintal. Pouco tempo depois ouvimos os pássaros fazendo um escândalo, seguido por outro escândalo feito pelos micos. Injustamente achamos que era Willy atacando de novo... Não era. Eram os micos tentando abrir a gaiola dos canários!

Minha filha fez um escândalo maior que todos eles juntos e acabou com aquela bagunça.
E desistiu dos pássaros.

Agora limita-se a cuidar do aquário.

Ela tem uma estranha atração por peixes com intolerância a luz, peixes com hábitos noturnos. Não sei qual a graça de comprar peixes que passam o dia escondidos dentro dos troncos e dos outros enfeites do aquário, mas ela se diverte explicando aos visitantes como eles são. Ninguém vê, mas eles acreditam... Vai entender... ela fica feliz com essa história.

A mais recente aquisição foi uma lagosta azul. O rapaz na loja explicou que um dia ela ia olhar para o aquário e achar que a lagosta tinha morrido. Mas na verdade, o que ela ia ver, não seria a lagosta e sim a casca dela. Ela cresce e troca de casca. É verdade, acontece assim mesmo, a casca fica inteirinha!

O que ele não explicou, é que ela “escala” o vidro do aquário. E um dia, após esquecer a tampa aberta, demos de cara, com aquele bicho, parecido com uma aranha azul, passeando pela casa. Não exatamente pela casa, ainda perto do aquário, na sala... mas é nojento do mesmo jeito...


Sorte dela que Willy não viu, ia acabar rapidinho com essa novidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!