quinta-feira, 20 de junho de 2013

Felicidade

Érima de Andrade

A felicidade é a soma das pequenas felicidades.” Recebi um email com essa frase. A essa altura da vida eu sei que é uma frase absolutamente verdadeira. Mas já fui alguém que esperava a felicidade eterna, a felicidade “quando tal coisa acontecer”...

Vantagens da maturidade e da auto-observação: eu percebo a felicidade no momento que ela acontece. E sei que estou sendo feliz até por uma coisinha bem pequena, que junta com outra, e mais outra, e percebo que tive um dia especialmente feliz.

A felicidade, ao contrário do que nos ensinaram os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro. Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir... São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem alegrias de pequeno e médio porte, e até grandes (ainda que fugazes) alegrias,” escreveu Leila Ferreira.

A maioria de nós cresceu esperando viver grandes momentos, grandes amores e aquela felicidade dos filmes. Mas esses são prazeres fantasiosos, de alegrias fantasiosas. A festa de réveillon é linda, grande, maravilhosa, mas a festinha no consultório também é muito boa. É preciso aprender a apreciar esses prazeres mais simples, que nos ensinam que podemos viver momentos ótimos, sem precisar esperar até que um fato mágico nos faça felizes.

Esperar para ser feliz ... Aquela história de quando eu ganhar na loteria, quando eu me casar, quando tiver filhos, quando meus filhos crescerem, quando eu me formar, quando eu tiver um emprego fabuloso ou quando encontrar alguém que me mereça. E hoje, como ser feliz hoje?

Aproveitando o momento! Olhe ao seu redor e perceba quanta coisa você vive, tem, sabe que lhe traz felicidade.

Que tal pensar em ter uma vida positiva em vez de viver eternamente em compasso de espera por essa tal felicidade?

O que é uma vida positiva? É viver o que o momento lhe oferece, viver no momento que está acontecendo, viver no presente sem “quandos” e sem “ses”. Viver sem pensar em “quando isso acontecer” ou “se aquilo tivesse acontecido”...

A vida é muito boa para deixar passar de qualquer jeito. Então viva com luz, amor, saúde, prosperidade, paz e tudo de bom que a vida pode lhe oferecer a cada momento!

Faça um compromisso consigo mesmo: seja feliz com o que a vida lhe oferece. 

É o que desejo para cada dia de sua vida. Que você descubra as alegrias, os sorrisos, os amigos, os amores, a paz, as conquistas e todo apoio que Universo lhe oferece quando as coisas não caminham como você gostaria.

Que você seja pleno de momentos felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!