quinta-feira, 13 de junho de 2013

Festas caipiras

Érima de Andrade

O melhor de junho são as festas juninas, momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, dia 13, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29. São festas tão boas que em alguns lugares continuam por todo mês de julho.

Festas juninas são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, no hemisfério norte, e de inverno, no hemisfério sul, que era celebrada no dia 24 de junho. Tal festa foi cristianizada na Idade Média, se tornando a Festa de São João, e depois passou a celebrar também os outros santos católicos desta mesma época São Pedro e São Paulo, e Santo Antônio.

A nossa festa têm origem em países católicos da Europa, e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. E desde lá, já havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.

Da França veio a dança marcada que influenciou as quadrilhas. Da China veio a tradição de soltar fogos de artifício. E da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas, e é ainda hoje, o traço comum que une todas as festas de São João europeias, da Estônia à Portugal, da Finlândia à França.

As tradições fazem parte das comemorações e hoje em dia, entre os instrumentos musicais que normalmente podem acompanhar a quadrilha, encontram-se o acordeão ou sanfona, pandeiro, zabumba, violão, triângulo ou ferrinhos, cavaquinho, reco-reco etc. Não existe uma música específica que seja própria a todas as regiões. A música é aquela comum aos bailes de roça, em compasso binário ou de marchinha, que favorece o cadenciamento das marcações.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Na região Nordeste, é comum a formação dos grupos festeiros, grandes ou pequenos, reunidos no arraial, que é um largo espaço ao ar livre cercado ou não, usado nas festas caipiras. Essa festa reúne a comunidade com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Nas festas do Brasil caipira, ou seja, os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e em toda região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Se animou para participar de alguma festa? Então vista o seu traje “matuto completo” e vá se aquecendo ao som de “Isto é Lá Com Santo Antônio” de Lamartine Babo:

Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isso é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio”







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!