domingo, 10 de junho de 2012

Arejando

Érima de Andrade

"Existe uma crença hindu em que cada pessoa vive em uma casa de quatro cômodos: um físico, um mental, um emocional e um espiritual. A maioria de nós tende a viver em um dos cômodos a maior parte do tempo, mas a menos que entremos em todos os cômodos todos os dias, mesmo que somente para mantê-los arejados, nós não estaremos completos." Rumer Godden

E como manter esses cômodos arejados? Colocando consciência em cada um deles.

O físico é o nosso cômodo concreto, palpável, sólido, e nem por isso a visita diária está garantida.

Você presta atenção ao seu corpo enquanto toma banho? Você se permite algum tempo para uma automassagem? Quando você se olha? Quando você se toca? E como você se movimenta?

Deixando de lado esse cômodo, deixamos de aproveitar as sensações da pele, o potencial do movimento, o prazer do alongamento, a sensação do relaxamento e o poder da força.

Arejar o físico é tomar posse do seu corpo, exercitar, nutrir, proteger e cuidar de sua integridade e saúde. Alimentação saudável, ingestão de água, exercícios e automassagens contribuem para a manutenção desse cômodo.

No cômodo mental colocamos nossa visão do mundo. Nossos valores, regras, julgamentos, análises, o que e como pensamos.

Conversas, cursos, livros, filmes, teatros, palestras, debates, são maneiras de arejar esse aspecto.

No emocional expressamos sentimentos e emoções.  Todo mundo tem memórias e emoções que ficam escondidas nesse cômodo, esse é um mecanismo básico de defesa psicológica. Verdade seja dita, nem eu sou como eu penso que sou, ou você é como pensa que é. Mas as pessoas conscientes das suas emoções não têm grandes discrepâncias entre suas crenças e a realidade. Elas digerem seus sentimentos, aprendem com as emoções e seguem em frente.  

Autoconhecimento, cuidados, carinho, atenção amorosa com você, vão deixar esse cômodo bem arejado.

No cômodo espiritual está a sua essência, o seu verdadeiro eu. É daí que vem a sua sabedoria interna, a intuição e os insights.  É o mais fácil de acessar e o mais difícil. Fácil de ser identificado quando vivenciamos, e difícil explicar o que é esse conhecimento espontâneo e imediato de algo com que entramos em contato, envolvendo basicamente a percepção.

Meditações, relaxamentos, sonhos, nos ajudam a ouvir essa voz sábia, criativa, amorosa, compassiva que vem de dentro.

A cada momento estamos escolhendo qual o caminho a seguir. Com consciência, podemos escolher agir diferente e criar uma nova experiência, podemos escolher manter nossa casa arejada.

Vamos praticar?

Um comentário:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!