quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ano novo de novo

Érima de Andrade

O ano novo  é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano Novo".

Culturalmente, aqui no ocidente, comemoramos o inicio do ano a cada dia 1° de janeiro.

“A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Julio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).” Wikipédia

Ano novo, vida nova, e com esse espírito de olhar o passado e o futuro, o dia 1° de janeiro virou o dia mundial de soltar o que não serve mais, e traçar metas e objetivos a serem alcançados até dezembro.

Mas ao longo do ano temos outras oportunidades de viver o ano novo, em datas totalmente pessoais, os aniversários.

“Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.” Wikipédia

O dia do aniversário de nascimento marca o inicio do ano pessoal de cada um. É uma ótima oportunidade para se olhar, avaliar a vida que está tendo, e decidir como será dali em diante. Pode ser que no seu aniversário, você finalmente decida se inscrever naquele curso que você tanto sonha; ou quem sabe, é o dia de decidir começar a caminhar; ou ainda o dia de soltar aquilo tudo que não lhe serve mais e que você mantém por puro hábito.  É o seu ano pessoal que está começando, como você quer que ele seja?

Aniversário de relacionamentos também é uma boa oportunidade para avaliar de que maneira vocês estão construindo a relação. O outro ainda é uma pessoa importante na sua vida, ou se tornou um hábito? Separar um tempo na agenda para estar juntos ainda é uma prioridade? Depois desse tempo de convivência, ainda é essa pessoa que você quer sempre ao seu lado? Mais um ano juntos, e isso é um fardo ou um prazer?

Aniversário do seu local de trabalho é uma oportunidade para traçar metas coletivas, o que vocês esperam alcançar nesse ano que se inicia? O que fizeram ano passado deu bons resultados? Participar desse ou daquele evento foi bom para a equipe? Foi bom para o espaço? Promover essa ou aquela atividade trouxe os resultados desejados? E pessoalmente, como você contribui com a equipe? Um novo ano vai começar, você quer estar junto?

Qualquer que seja o seu ano novo, na meditação, na academia, no seu trabalho voluntário, etc, o ano só será realmente novo se você se permitir um momento de avaliação. Nós temos tendência a permitir processos de repetição, e só olhando para o que aconteceu, é possível mudar e estabelecer novas direções para que seja enfim um ano novo.

Pôr sua vida em movimento depende de você, e sempre é o momento de recomeçar.

“Soltar é o poder de colocar um fim a tudo que é destrutivo e inútil. Não segurar o passado no coração. Soltar o que "acho" que sei e quem eu "penso" que sou. Requer coragem, perdão, confiança e pureza. O que significa que minha vida pode começar todos os dias!” Márcia Alves

Feliz ano novo de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!