domingo, 16 de outubro de 2011

Crianças, Professores, Alimentação

Érima de Andrade

Dia 13 de outubro é comemorado o dia da Terapia Ocupacional. E ao redor do dia 13, outras datas importantes a serem lembradas e comemoradas: dia 12 de outubro, dia da Criança; dia 15 de outubro, dia dos Professores e dia 16 de outubro, dia mundial da Alimentação.

Todas as datas comemorativas têm a mesma função: provocar a discussão sobre a importância do que está sendo comemorado.

O dia da Criança mais impactante que eu participei, foi a festa feita no setor pediá­trico do ambu­la­tó­rio de AIDS do antigo CPN , hoje Hos­pi­tal Car­los Tor­telly.

Uma festa linda, animada com música, ati­vi­da­des recre­a­ti­vas, convidados, padrinhos, familiares; a maior do ano no setor. O motivo da comemoração? Ser criança e estar viva.

A maioria absoluta recebeu o vírus dos pais. O trabalho no ambulatório pro­mo­ve a melho­ria da qua­li­dade de vida das pes­soas vivendo com aids e dis­se­mi­na infor­ma­ções sobre hiv/aids junto à soci­e­dade em geral.

O resultado dessa festa? For­ta­le­ci­mento dos vín­cu­los fami­li­a­res, ele­va­ção da auto-estima, melhora na ade­são ao tra­ta­mento anti-hiv.

Dia da criança, dia de ser feliz e ser criança.

O dia mundial da Alimentação tem por objetivo conscientizar a população sobre as questões de nutrição e alimentação. É uma campanha para que toda a população do planeta possa ter acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

Atendi uma menina que tinha tudo isso, e, no entanto, nunca tinha aprendido a comer.

Nasceu com hidrocefalia, recebeu uma válvula ainda na maternidade, usou por 8 anos. A conheci com 14 anos. Por conta da super proteção, até essa idade, só se alimentava com colher. Sua dieta era unicamente de alimentos líquidos ou pastosos. Tinha questões emocionais a serem trabalhadas, mas combinamos produzir um lanche no consultório uma vez ao mês.

Foi comigo que ela experimentou o 1° sanduíche: pão de forma macio, pasta de sardinha feita por ela, alface e tomate. Uma experiência inesquecível!

Dia dos Professores. Tive a sorte de ter bons professores ao longo da minha vida. Em todas as etapas eu tive quem me estimulasse a ser curiosa, me motivasse a aprender, a participar, a desenvolver minhas habilidades. Graças ao investimento, ao interesse e a observação desses professores eu pude, por exemplo, mudar de série no meio do ano letivo, sem dificuldades para acompanhar minha turma nova, teoricamente um ano na minha frente. 

Excesso de curiosidade tem seu preço e nessa busca lá fui eu fazer três faculdades. E de novo, tive ajuda de professores, em especial o Renê Pessa, para juntar meus três diplomas, Belas Artes, Educação Física e Terapia Ocupacional, nos atendimentos, em saúde mental, minha área de escolha e especialização.

Mas como todo mundo eu tenho aquela professora que fez A diferença. Na verdade não sei se acontece com todo mundo, por que eu tive quatro professoras nessa categoria, Heloisa Capelas, Paula Cantão, Márcia Alves e Sonia Vipassana.

Diferente de todos os outros ao longo da minha vida, essas me ensinaram a me conhecer. E me conhecendo, fiz as pazes comigo, me aceitei, me tornei uma pessoa melhor e sem dúvidas uma profissional mais consciente das minhas qualidades e limitações.

Pensando nelas cuido da minha criança interior, respeito as crianças interiores das pessoas que fazem parte da minha vida, abro espaço para que as qualidades de todas elas se manifestem.

Também pensando nas minhas professoras cuido de tudo que me alimenta: sentimentos, informações, intuições, e claro, uma comida que respeite meu corpo, supra minhas necessidades calóricas e energéticas e que me dê prazer, porque afinal comer é muito bom.

Com elas vivi a lição que vai me acompanhar por toda a vida: a gente aprende e ensina ao mesmo tempo, o tempo todo e em todas as nossas relações.

Comer, rezar e amar? Funciona para sua criança, para sua professora, para pessoa que você quer ser na vida.

Com o que você tem se alimentado?

2 comentários:

  1. Érima, sou encatada pelos seus textos!!! Você fala de coisas que eu penso, mas que não tenho a mesma delicadeza em expressar... quero pedir licença novamente e te citar no meu último post, porque completa lindamente o recado que eu quiz dar.
    b"Jú' ss...

    ResponderExcluir
  2. Ju, você escreve muito bem! É bom que existam várias maneiras de se expressar, isso enriquece a conversa.
    Pode usar sim, é só respeitar a autoria, e você faz isso.Colocando o meu nome na citação, não tem o menor problema.

    Beijos, Érima

    ps: preciso assinar meu comentário... coisas do blog... só consigo comentar aqui como anonima... vai entender...

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!