quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alimentação x Estresse

Érima de Andrade

Dia 18/10/2011, tivemos uma palestra sobre Alimentação x Estresse, com a nutricionista funcional, Bianca Innocencio.

A nutrição funcional nos contou ela, prioriza a individualidade bioquímica, entende que cada ser é único, com necessidades e metabolismos diferentes. Chama-se funcional, pois tem a finalidade de manter ou recuperar as funções, fazendo com que o organismo funcione adequadamente.

Foi muito instrutivo.

Ela nos alertou sobre a suplementação sem orientação. Deu como exemplo, uma pessoa que consome laticínios e por conta própria resolve ingerir cápsulas de vitamina C.

Afinal vitamina C faz bem... Ela leu isso na internet... Uma pessoa assim, na verdade, além de estar fazendo um xixi caro, já que tudo que não é aproveitado pelo organismo é eliminado, também está cultivando uma pedra nos rins. Leu que vitamina C faz bem? Aumente o consumo de alimentos com vitamina C e deixe a suplementação para quem tem déficit.

Aprendi na palestra que o equilíbrio hormonal é fundamental para manter todas as funções do corpo. E que alimentos antioxidantes são bons para prevenir o estresse, seja ele biológico, social ou psicológico.

As boas fontes de antioxidantes são os vegetais, as frutas, os legumes, as verduras, as hortaliças e os cereais integrais, por isso é tão importante incluí-los em nossa dieta.

Também aprendi que existem alimentos que favorecem a ansiedade, em especial os que contêm cafeína, ou glutamato monossódico.

Descobri que o açaí é o alimento campeão no combate ao estresse. Entre outras qualidades, o açaí favorece o equilíbrio hormonal e a saúde cardiovascular.

Mas o mais surpreendente para mim foi ser informada que todo obeso é desnutrido. "Organismo bem nutrido não precisa acumular gordura” explicou Bianca Innocencio.

Ou seja, é possível alimentar o corpo com calorias vazias e deixá-lo grande e desnutrido. Alimentos ricos em calorias, com valor energético, mas com pouco ou nenhum valor nutricional fornecem as calorias vazias.

Fiquei pensando: o corpo é um dos quatro aspectos do ser humano, e pode ser alimentado sem estar nutrido. E com os outros aspectos, também podemos alimentá-los com calorias vazias?

Com certeza!

Nosso intelecto, por exemplo, pode ficar sobrecarregado de informações inúteis. Oferecemos calorias vazias para nossa emoção sempre que nossa satisfação está em parecer que somos e não em ser quem somos. E se nos importamos mais em decorar filosofias, religiosas ou não, sem praticar, estamos nos fartando de calorias espirituais vazias.

Mas nada é bom ou ruim em essência. Depende do que fazemos com essas experiências.

Calorias vazias existem por que nos dão prazer, e não existe mal algum em comer, de vez enquando, uma porção de batatas fritas. São calorias vazias? Sim. Fornecem até 570 calorias e quase nenhum micronutriente importante. E são gostosas.

Também é gostoso jogar conversa fora, falar sobre nada, distrair a mente com futilidades. Muito chato ser formal, importante, sério, o tempo todo. Dá para relaxar e falar bobagem.

Também dá para se divertir vivendo um personagem naquela ocasião especial. Surpreender é sempre um sucesso!

E como são bem-vindos os textos sobre filosofia! Se você se dispõe a praticar, é bom que tenha estudado antes.

É a consciência de como você se alimenta que vai fazer a diferença na sua nutrição, em qualquer aspecto que você queira nutrir: físico, emocional, intelectual, espiritual.

Sem consciência, as calorias vazias podem se tornar nossa principal fonte de alimentação.

Você está se alimentando ou se nutrindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!