domingo, 30 de outubro de 2011

Caixinha de cuidados

Érima de Andrade

O estresse é uma realidade na vida de todos nós. Mas se ele é benéfico, nos dando força, vigor e energia; é prejudicial quando as doses são prolongadas.

Os benefícios do estresse só serão válidos se ele não durar mais de 24 horas. Pequenas doses de estresse espaçadas no tempo, como tarefas a serem cumpridas rapidamente durante o dia, podem ser benéficas ao sistema imunológico. Mas para manter a saúde, o corpo precisa sair da fase de alerta provocado pelo estresse inicial e voltar ao equilíbrio do seu funcionamento.

E como fazer isso?

Você pode começar cuidando da sua respiração. Você já percebeu que o fluxo do seu pensamento é determinado pelo seu fluxo respiratório? Respirar profunda e lentamente, levando o ar até o abdômen, relaxa, alivia as tensões, tranquiliza.

Experimente: inspire projetando o abdômen para fora, continue inspirando expandindo as constelas para os lados e dilatando a parte mais alta do tórax. Retenha o ar nos pulmões por alguns instantes; e expire soltando a parte alta, depois a média e finalmente a parte baixa dos pulmões.

Na expiração o organismo relaxa. Suspirar devagar várias vezes ao longo do dia ajuda a dissolver o estresse.

E o riso? Tem algum estresse que se mantenha com uma boa gargalhada?

Não tem nenhum motivo para rir? Não tem problema, ria mesmo sem motivo. No inicio você vai estar provocando o riso, mas aos poucos, ele vai se tornar espontâneo. Começa com um pequeno sorriso, amarelinho mesmo... Fingido... A endorfina e serotonina sobem... A adrenalina baixa... E num instante você vai começar a se sentir mais relaxado, mais tranquilo, mais feliz.

E o banho? Não dá para desprezar o poder anti-estresse de um bom banho. Ao tomar banho aproveite para mentalizar aquilo que você busca para sua vida. Use a força dos seus pensamentos, e imagine as coisas boas acontecendo. Mantenha a sua mente longe dos problemas e deixe a água levar toda a tensão do seu dia.

Márcia Azevedo sugere um escalda-pé. Diz ela: “para aliviar tensões e ter uma boa noite de sono, uma dica é fazer um escalda-pé com água morna. E para potencializar o efeito, pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda.” Só de ler a descrição, o estresse já diminui, não é?

A auto-massagem também é maravilhosa para aliviar o estresse e recuperar o equilíbrio do organismo. Se você não puder fazer uma auto-massagem completa, você pode lançar mão dos ensinamentos do Jin Shin Jyutsu.

O Jin Shin Jyutsu é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito que desperta bem estar, vitalidade, dissolve o estresse e estimula nossa capacidade natural de regeneração. O livro O Toque da Cura escrito por Alice Burmeister e Tom Monte, tem mais informações sobre essa técnica. Ela é feita com toques das mãos em áreas do corpo onde a energia vital se concentra. Assim, sempre que necessário você pode harmonizar a circulação da energia do seu corpo, obtendo relaxamento, mais vitalidade e maior percepção de si mesmo.

Jin Shin Jyutsu é feito com posturas específicas das mãos e dedos, os mudras. Essa é uma sequência inicial que você pode fazer em qualquer lugar, no cinema, assistindo TV, na fila do banco, numa viagem ou onde você possa pegar em seus dedos e esperar pulsar.

Apenas segure com uma das mãos os dedos da outra mão. O toque é na intensidade de quando a gente pega um passarinho. Sem apertar. Depois que começar a pulsar, espera uns minutinhos e muda de dedo.

Cada dedo correspondente a órgãos e emoções que serão trabalhadas. Você pode fazer a sequência toda, ou apenas focar na sua necessidade imediata. A mão direita representa o "aqui - agora" e a mão esquerda o "passado". Envolva, suavemente, com uma mão, o dedo correspondente da mão oposta, por alguns minutos.

Dedo polegar - Melhora a digestão de alimentos, idéias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. As preocupações desaparecem. Ajuda estômago, baço e pâncreas. Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.

Dedo indicador - Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular. Dissolve o medo e as inseguranças. Ajuda rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando.

Dedo médio - Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; regula a harmonia interior do corpo. Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade. Ajuda fígado e vesícula biliar. Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.

Dedo anular - Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo. Afasta a tristeza, negatividade e o pesar. Ajuda os pulmões e o intestino grosso. Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.

Dedo mínimo - Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético. Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço. Ajuda coração e intestino delgado. Evita uma dor de garganta que está iniciando.

Centro da palma da mão - Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. Dissolve o desânimo. Ajuda diafragma e fluxo do umbigo. Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo.

Boa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!