domingo, 23 de outubro de 2011

Almoçando em grupo

Érima de Andrade

Quando faço alguma atividade que inclui o almoço, uso sempre a mesma receita. Algumas alunas inclusive esperam comer a mesma coisa. Dizem que mesmo levando a receita e fazendo em casa, não fica com o mesmo sabor.

Fácil de entender. No grupo todos participam da confecção, e a energia de todo mundo junto tempera a refeição.

É uma massa com queijo e tomate. Um grupo corta e tempera o queijo, outro corta e tempera o tomate, e um terceiro descasca e corta o abacaxi em cubinhos; porque invariavelmente, nessas ocasiões, a sobremesa é abacaxi com sorvete de creme.

Fácil, prático de fazer e gostoso. Mas você pode, é claro, dar seu toque pessoal. Se você é como a Marta Medeiros que disse: "Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas, por um triz não sou uma bruxa", acrescente pimenta na sua preparação.
 
Eis a receita com todas as variações que eu já fiz:

Massa com tomate, queijo e manjericão

Ingredientes:

- 500 g farfale ou penne

- 2 xícaras (chá) de tomates-cereja, ou 2 xícaras (chá) de tomate cortado em cubos ( mais ou menos 10 tomates) ou 300gr tomate seco

- 2 xícaras (chá) de muçarela de búfala em bolinhas ou queijo parmesão em lascas, ou queijo minas cortado em cubos, mais ou menos ½ Kg

- 1 dente de alho ou 1 colher de sopa de alho picado ou desidratado

- 15 folhas de manjericão

- orégano

- azeite de oliva a gosto

- sal a gosto

Modo de Preparo:

1. Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Enquanto isso prepare o molho.

2. Descasque e pique o alho.

3. Lave e seque os tomatinhos e as folhinhas de manjericão. Corte os tomates em quatro ou em cubos e pique dez folhas de manjericão.

4. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite de oliva e junte o alho picado. Mexa bem por 1 minuto. Não deixe o alho dourar para não amargar a receita.

5. Adicione os tomatinhos-cereja, tempere com sal, mexa para misturar bem por aproximadamente 1 minuto e acrescente as dez folhinhas de manjericão picado. Desligue o fogo. Se usar o tomate seco apenas reserve. 

6. Tempere o queijo com orégano e azeite e misture com o tomate.

7. Quando o macarrão estiver pronto, escorra. Volte o macarrão à panela e junte os tomates refogados com o alho e o queijo temperado. Adicione as folhinhas de manjericão restantes para enfeitar e azeite a gosto. Misture bem e sirva. Suco de uva acompanha bem essa refeição.

Bom apetite!!!



2 comentários:

  1. ATÉ EU E MEU FILHO JÁ COMEMOS ESSA MASSA, SHOW!!!!!!!!1 ALIÁS MEU FILHO COLHEU O MANJERICÃO, NA HORTA COLETIVA DO COND. PARA ÉRIMA FAZER O PASTO, SABIA QUE FOI VC QUE APRESNTOU O MANJERICÃO PARA ELE.............ELE HJ ,PELO MENOS MANJERICÃO ,COME, MAS AGORA , FALANDO DO PREPARO COLETIVO, NADA COMO UMA DOSE MULTIPLA DE AMOR. PARABÉNS!!!
    GOSTEI, E SE ME PERMITIR VOU ACRESCENTAR, AS PESSOAS PODERIAM APROVEITAR ESSA MENSAGEM E VOLATAREM A TENTAR FAZER UMA REFEIÇÃO , EM FAMÍLIA, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS!!!!!!!!!!! VOLTAR Á SABER CONVIVER, COM AMOR É UMA NECESSIDADE DO MUNDO MODERNO.

    ResponderExcluir
  2. OTIMA RECEITA VOU TENTAR FAZER....BJS

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!