Érima de Andrade
Li um artigo interessante assinado por Julio Cesar S. Santos. Ele escreveu sobre as diferenças entre ser chefe e ser líder.
Li um artigo interessante assinado por Julio Cesar S. Santos. Ele escreveu sobre as diferenças entre ser chefe e ser líder.
O chefe, diz ele, “é aquele que toma todas as decisões – em todos os níveis – e quer assinar todos os memorandos, pedidos, solicitações e relatórios. Ele quer “ver” tudo, saber de tudo e, principalmente, quer aprovar tudo.”
Ele complementa “o chefe não ouve ninguém, pois ele é "o chefe".”
Quantas pessoas, pela vida afora, nós encontramos com essas características? E não me refiro apenas as pessoas das nossas relações de trabalho. Na sua família tem alguém que é
“o chefe”? E no seu grupo de amigos, tem aquele que quer ver tudo, saber de tudo e aprovar tudo? E como ficam ofendidos quando descobrem que a vida segue sem a necessidade da aprovação deles... Ou é você o centralizador nas suas relações?
“o chefe”? E no seu grupo de amigos, tem aquele que quer ver tudo, saber de tudo e aprovar tudo? E como ficam ofendidos quando descobrem que a vida segue sem a necessidade da aprovação deles... Ou é você o centralizador nas suas relações?
Mas um chefe pode se tornar um líder, basta desenvolver características de líder. O que transforma um chefe em líder? Basicamente um chefe vira líder quando descentraliza as informações.
Um líder sabe que o poder não está mais nas mãos de quem centraliza, mas sim de quem as descentraliza, de quem sabe delegar. Um líder delega autoridade sem abrir mão da sua própria responsabilidade.
Um líder não teme o conhecimento das outras pessoas. Ele convive sem problemas com quem sabe mais do que ele em suas áreas específicas de atuação, porque um líder, diferente de um chefe, não tem necessidade de ser o sabe-tudo.
Você é um líder? Você busca parceiros ou subordinados? Como você convive com as outras pessoas? Como é conviver com você?
A melhor orientação de convivência aprendi com Bob Hoffman: “ao viver com as pessoas, afora amá-las, lembre-se de que elas precisam de privacidade, espaço para serem criativas, permissão para errar e aceitação pelo que são e pelo que não são.”
E claro que isso se aplica a conviver com você. Você se ama? Abre espaço para sua criatividade? Se permite errar? Se aceita pelo que é? Se aceita pelo que não é? Você se trata como um subordinado ou como um parceiro?
Na sua vida, você quer ser chefe ou líder?
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