quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Para construir uma nova realidade

Érima de Andrade

Na revista Personare, Juliana Garcia reuniu sete boas sugestões para que você possa construir uma nova realidade na sua vida. Eis as dicas:

1 – Desafie-se a ir além;
2 – Abra definitivamente espaço na sua agenda para se cuidar;
3 – Faça registro e acompanhe;
4 – Conte com apoio;
5 – Mude a estação interna;
6 – Crie um novo hábito;
7 – Comece por um ponto e siga avançando;

Elas servem para enfrentar os obstáculos que estão impedindo você de tomar sua vida nas mãos. Que obstáculos são esses? Desde o medo do julgamento, passando pela mania de deixar tudo para depois, chegando na mania de perfeição, entre muitos outros. Mas não importa a desculpa que você usa para se abandonar. Você pode escolher mudar sua vida a qualquer momento, então mãos a obra.

1 – Desafie-se a ir além – Acredite, você pode muito mais do que supõe. Muitas vezes temos claro quais são nossos pontos fracos e que empecilhos e dificuldades nos impede de tomarmos a vida nas mãos. Mas não vemos quais são os nossos méritos, nosso potencial, nem as nossas qualidades. Lembre-se, sempre é possível ir além, buscar o segundo fôlego. É uma escolha deixar que suas crenças criem barreiras ao seu crescimento ou seguir em frente. Decida-se a encarar qualquer barreira que você tenha construído. Se proponha uma nova atitude, um novo caminho, uma nova opção. Enfrente seus medos, ouse sair da sua zona de conforto, mude. Mas vá devagar. Um passo de cada vez. Você não vai mudar de uma hora para outra, é um processo. Consolide e comemore cada vitória alcançada. Que tal colocar uma meta por semana? Essa semana eu... O que você pode fazer para assumir o comando e criar resultados favoráveis para você?

2 – Abra definitivamente espaço na sua agenda para se cuidar – Você que usa a agenda para esquecer de você, está na hora de fazer diferente. Que tal marcar na sua agenda o seu horário de compromisso consigo mesmo? Chega de promessas e de resoluções que não dão em nada. O que você precisa mudar para ter uma vida mais satisfatória? Como anda sua alimentação? Você separa tempo para comer? Você tem cuidado do seu sono? Tem se hidratado? Tem praticado alguma atividade física? O que você precisa mudar para se dar mais tempo? Vá em frente, mude. Pode ser que você comece prestando mais atenção na sua alimentação, ou bebendo mais água durante todo o dia, ou ainda iniciando uma rotina de exercícios físicos. Também vale marcar aquela sessão de acupuntura, ou começar num grupo de meditação. Seja lá o que for, comece. Há quanto tempo você não se diverte? Que tal ir ao cinema, sair com amigos, viajar? Que tal separar um período de tempo para o seu auto-cuidado? Escolha a sua mudança e vá aos poucos abrindo mais espaço para você. Você merece.

3 – Faça registro e acompanhe – Como você se observa? Você tem alguma maneira de registrar de seus sentimentos, objetivos e avanços? Se auto-observar é o primeiro passo para perceber as repetições, as sabotagens, e tudo o que precisa ser mudado em sua vida. Pode ser que você escolha fazer um diário. Ou quem sabe um documento em seu computador? Tanto faz, desde que você use seu registro como um roteiro para seu autoconhecimento e uma maneira de se organizar. O mais importante dessa dica, é que seu registro seja de fácil acesso a qualquer momento, e que você acompanhe, leia, releia, monitore o que for registrando. Uma vez consciente dos seus passos, você pode direcionar a sua caminhada.

4 – Conte com apoio – Ninguém pode caminhar por você. Mas isso não significa que você precisa caminhar sozinho. Crie sua rede de pessoas amigas e companheiras e conte com elas. Se precisar, busque apoio de um profissional para lhe ajudar nos desafios que você está enfrentando. A troca com outras pessoas contribui para ampliar o seu crescimento. Então não se isole. Somos seres sociais, crescemos nos relacionamentos. Faça uma lista breve dos seus principais desafios e busque entre os seus contatos quem pode lhe apoiar. Você pode e merece contar com apoio.

5 – Mude a estação interna - Preste atenção aos seus pensamentos. Decida trocar a estação quando notar que está dando espaço para pensamentos e crenças que não lhe fazem crescer. Não basta dizer que "não quer pensar nisso ou naquilo", é preciso trazer pensamentos e atividades positivas para plantar novas sementes. Busque meditar, escrever para organizar suas ideias, ler boas mensagens, se cercar de coisas positivas. Escolha a mudança.

6 – Crie um novo hábito – Hábitos são comportamentos aprendidos e repetidos tão frequentemente, que nem é mais preciso pensar para executá-lo. Nas tradições orientais, diz-se que um novo hábito precisa de 21 dias ininterruptos de prática para que se torne um hábito natural e entre em nosso cotidiano. Qual hábito novo renovaria as suas energias para seguir com seus objetivos? Escolha e se proponha a colocá-lo em prática durante 21 dias seguidos. Faltou um dia? Comece tudo de novo! Aceite o desafio e veja os resultados.

7 – Comece por um ponto e siga avançando – Não dá para mudar tudo de uma vez. Também não dá para ficar parado. Então escolha e priorize por onde começar. Entre todos os seus objetivos de melhora, qual você decide que será seu pontapé inicial?

Juliana Garcia sugere alguns critérios para sua escolha:
- Qual deles pode lhe trazer mais energia ao ser resolvido?
- Qual deles pode até impulsionar os demais campos da sua vida?
- Qual se envolve com áreas prioritárias em sua existência?
- Qual deles pode abrir campo para as próximas ações?”
Agora é com você! Escolha tomar a sua vida nas mãos e boa jornada.


Hoje me proponho a deixar ir toda a preocupação, todo o medo, toda a insegurança. Imagino cada um desses sentimentos sendo levado dentro de um balão para onde possa ser purificado... Que tudo que me deixa sem fé se dilua no ar, seja levado pelo vento! Hoje acredito no meu ser, acredito na força do amor que carrego no peito e sei que esse amor me guiará pelos caminhos desconhecidos. Abro o meu coração ao novo e agradeço por ser capaz de reconhecer as minhas fraquezas.

Que assim eu seja melhor que o que temo, que assim eu tenha paz para seguir em frente. E assim seja, e assim é porque eu determino!” Márcia Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!