quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Gripe e Resfriado

Érima de Andrade

No excelente
Atchiiim!, livro da Sonia Hirsch, ela explica que resfriado é uma indisposição úmida que pega principalmente o nariz, mas pode incluir garganta, brônquios, pulmões, olhos, ouvidos e sinus.

E continua: “o nariz escorre porque as mucosas do trato respiratório ficam úmidas demais, e a saída mais natural para escoar essa umidade é a protuberância nasal, que tem a vantagem de poder ser assoada (já pensou em assoar os olhos? ou as orelhas?). Também é pelo nariz que saem os espirros, com uma ativa participação da boca e da garganta.

Só o fato de não sentir cheiro e gosto já mostra o quanto a vítima está prejudicada: dois entre os cinco sentidos não funcionam. Vai ver, os olhos ainda lacrimejam e os ouvidos parecem que vão entupir. Fora isso pode haver sensação de frio ou calor, dor de garganta muito leve, estado febril passageiro.

Resfriado dá mal-estar, mas não dá febre, e é muito mais fácil de tratar do que a gripe, se a vítima agir rapidamente. Bendito o organismo que dá sinais quando fica sobrecarregado.”

Gripe, Sonia Hirsh explica: é um resfriado gigante, geralmente por acúmulo de mais toxinas e muco, daí ter mais sintomas de mal-estar: dor de cabeça, de garganta, dores no corpo, febre, tosse, catarro, sinusite. Resfriado é violino, gripe é contrabaixo.”

No livro, A Doença como Caminho, os autores explicam que os resfriados são expressões da elaboração de conflitos.

O resfriado sempre aflige a pessoa quando ela enfrenta situações críticas, quando se “sente entupida até o nariz” ou “está a ponto de sufocar” com algo (...) com situações frequentes de excesso de tensão, corriqueiras, mas importantes para a nossa psique; nossos desejos de fuga devido ao cansaço se manifestam pela necessidade de repouso, que assim tem uma justificativa legítima.”

Tentamos expelir grande parte desses problemas em forma de muco. Quanto mais nos livramos deles, tanto mais aliviados nos sentimos.”

É por isso que todo resfriado termina pondo algo em ordem e esse é um sinal de progresso em nosso desenvolvimento. Portanto, a medicina natural tem razão quando vê no resfriado um processo saudável de purificação através do qual as toxinas são expulsas do corpo; no âmbito psíquico, as toxinas correspondem aos problemas que, analogamente, são liquefeitos e expelidos. Corpo e alma saem fortalecidos da crise, até a próxima vez em que as coisas “ultrapassarem o limite do nariz”...”

Se aconteceu com você, se o seu organismo está sobrecarregado, é hora de se cuidar. Resfriados acontecem porque estamos vivos e o corpo sabe se defender muito melhor do que a gente pensa, mas podemos ajudá-lo.

Descansando você contribui para seu organismo se auto-regular, diminui o gasto de energia, e às vezes isso é o suficiente para que tudo volte ao normal; assoando o nariz, eliminando o muco, pondo tudo para fora, você facilita o processo de cura, mas é importante evitar fungar quando em vez de para fora, você colocaria o muco para dentro, piorando tudo; lavando com mais frequência suas mãos para se livrar dos micróbios que ficam no ambiente; bebendo com frequência água ou chá, isso vai desintoxicando, lavando, mudando o ambiente interno; e prestando atenção às suas sensações térmicas: com frio se aqueça, com calor se mantenha protegido, nada de pegar vento ou friagem.

Massagear o rosto, bem devagar, ajuda a soltar o muco retido, e massagear os pés, dando atenção aos dedinhos, pode se revelar uma ajuda e tanto na sua melhora geral.

Resfriados são um sinal de que precisamos nos cuidar. Permita-se esse cuidado e já já, tudo volta ao normal.

Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!