domingo, 13 de outubro de 2013

Como transformar um comportamento negativo

Érima de Andrade

São quatro passos para transformar comportamento negativo em positivo: 1° - consciência - do que você sente; 2°- expressão - como você expressa o que você sente; 3°- perdão – perdoar com quem e como você aprendeu a ser quem é; 4°- o comportamento positivo.

Como eu faço para transformar meu comportamento em positivo?

Você pode reciclar, isto é, você pode transformar o velho comportamento num novo. E transformar não só para o oposto, mas também para algo diferente.

Ao reciclar comportamento, você transforma aquilo que você já usou, que pode ter sido muito útil na sua vida, mas que agora não serve mais. E pode fazer isso em qualquer fase da vida.

De acordo com a neurociência, o cérebro humano tem capacidade ilimitada de absorver novos aprendizados. Por isso não existe idade ou tempo para iniciar as transformações pessoais a que você se propõe.

Por exemplo, pode ser que agora você não queira mais ser agressivo com as pessoas. Talvez você seja do tipo “bateu-levou”, ou “não levo desaforo para casa”, ou “pode vir quente que eu estou fervendo.” Esses comportamentos podem ter sido úteis para você. Talvez na escola. Talvez isso tenha lhe livrado de problemas. Mas e hoje? Para que serve esse comportamento?

E se esse comportamento estiver compulsivo e automático? Quando você vê, já agrediu... Isso é só um exemplo de um comportamento que pode ser que você não queira mais.

Importante: nenhum comportamento desaparece. Então relaxa, você não vai deixar de ser quem você é. Reciclar só vai fazer com que você deixe de ter comportamentos compulsivos e automáticos. Se interessar, em alguma ocasião, você usa. Você sabe usar, e reciclando você pode escolher usar o comportamento em vez de ser usado por ele.

A agressividade é útil? É claro que é. Com ela você dá limites, marca seu território, muda de direção, persegue seus objetivos. Então vão surgir ocasiões em que você vai querer usar a energia da agressividade, e está tudo bem. Mas agredir o tempo todo, companheiro, funcionários, colegas de trabalho, só serve para atrair para sua vida desamor e confusão. Você fica frustrado, chateado e solitário.

Quer saber qual o comportamento que é negativo? É aquele que gera solidão, que faz você se afastar das pessoas. Esse é o comportamento que você precisa reciclar.

Como faz? Para no meio do caminho. Com o autoconhecimento você se observa, descobre seu comportamento negativo, e quando ele começar, pare no meio do caminho. Ou se não conseguiu, e foi até o fim, pede desculpa. Essa mudança de atitude mostra para o cérebro, que aquele caminho que ele estava seguindo não é útil.

Diga:“eu não queria ter falado isso. Vamos começar de novo?” E experimenta um novo caminho. E assim seu cérebro vai aprendendo novas possibilidades.

Você pode parar no meio de um grito se você quiser, e começar de novo, tentar uma alternativa. Pare, respire, e vá por um outro caminho. Isso dá uma outra informação neurológica para você, e aquele caminho compulsivo e automático começa a ser modificado.

Lembre-se ao respirar que soltar o ar é o mais importante da respiração. Não bufe. Solte o ar lenta e profundamente.

Você sabia que quando você solta o ar 80% das toxinas são expelidas pela respiração?

Aprender a respirar,” ensina Heloisa Capelas, “serve para duas coisas: você muda um comportamento e você coloca suas toxinas para fora.”

Reciclar depende de paciência – você não vai acertar logo de cara; persistência – respira, respira, respira, experimenta, faz diferente; e prática – pratique todos os dias. 

Tente, no mínimo fazer três respirações profundas todos os dias. Isso vai fazer muita diferença na sua vida.

O caminho da sua mudança é consciência, disciplina, gratidão e amor próprio. Mas para mudar você precisa de paciência, persistência e prática.

Agradeça tudo que você tem. Agradecer faz com que um espaço dentro de você se abra e que o amor próprio se instale.

E se quiser saber um pouco mais sobre essa reciclagem, recomendo o curso, gratuito e online, de autoconhecimento - www.cursodeautoconhecimento.com.br/


Vamos praticar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!