quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Limites

Érima de Andrade

Impor limites é um atestado de individualidade. É deixar claro que seus sentimentos e suas necessidades são mais importantes que a do outro. Impor limites é não extrapolar a sua resistência, seu tempo, sua saúde, seus sentimentos e necessidades. Só é possível impor limites quando a pessoa presta atenção a si mesma e se respeita.

Estar sempre à disposição dos outros, deixando-se explorar e concordando com tudo, não é generosidade, é falta de limites.

Você é do tipo que se sobrecarrega de compromissos para atender exclusivamente aos interesses dos outros? Você costuma engolir calada as exigências de parceiros, filhos, família além das cobranças dos chefes no trabalho? Você suporta o vizinho que lhe incomoda, o colega de trabalho que lhe empurra suas tarefas e aquele amigo ou amiga que não perde uma oportunidade de tirar algum proveito? Esses são sintomas da sua dificuldade de impor limites.

Talvez tenha passado longos anos de sua vida concordando com todo mundo e por fim você nem sabe mais do que você gosta de verdade e nem o que você quer da sua vida. Você nem reconhece mais as suas próprias necessidades, por isso torna-se complicado negar exigências externas. Você se tornou tão disponível para os outros, que já nem se disponibiliza para si mesmo.

Explica Lucia de Belo Horizonte Por não conseguir se impor, com o tempo a insegurança vai tomando conta e você vai entrando em um quadro de menos-valia. E, para compensar essa fraca auto-estima, você tenta se superar o tempo todo criando uma mania de perfeccionismo. E cada vez que você não se impõe, mais aumenta a sua auto-exigência. Muitas vezes o desgaste emocional que você enfrenta passa despercebido e você cria resistência para lidar com situações inesperadas.”

Saiba que reverter esse processo depende apenas de você. Observe a sua vida, preferencialmente longe de todas as situações estressantes, e pergunte-se: por que eu sou tão disponível? O que eu ganho, e o que eu perco, ao tomar atitudes que ultrapassem meus limites? O que eu quero de verdade?

Observe-se, seja honesto com seus sentimentos e diga “não” quando não puder atender os outros. Simples assim. Aprender a impor limites requer aprendizagem, consciência e observação. E quanto mais tempo se demora para impor limites, mais tempo levará para aprender.

Mas essa falta de critérios estando sempre à disposição dos outros, deixando-se explorar e concordando com todos, está com seus dias contados. Reconheça seus sentimentos e diga não quando uma atitude, ou uma conversa, não lhe agradar. Diga não quando sentir que seu espaço está sendo invadido. Diga não quando o seu tempo não estiver disponível. É um aprendizado, é uma escolha e depende apenas de você.

A princípio as pessoas podem até achar estranho seu novo comportamento, e podem exigir atenção tentando despertar seu sentimento de culpa. Porém, vale a pena insistir. Por você, por quem você é, e por quem você quer se tornar.


Lembre-se sempre que o sucesso está e estará nas mãos daqueles que se propuseram ao desafio de conhecer a si mesmos para gerir as próprias emoções e comportamentos.” Heloisa Capelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!