quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consciência

Érima de Andrade

O primeiro passo para qualquer mudança, ou transformação, que se queira fazer na vida, é a consciência. Só é possível mudar se você souber onde está, se souber o está fazendo e o que não está funcionando.

A consciência é o primeiro passo para transformar esses comportamentos que não estão dando certo, os comportamentos negativos.

O que são comportamentos negativos? São aqueles comportamentos que provocam em você a solidão. Todo comportamento que leva a solidão, ao isolamento, é um comportamento negativo.

Somos seres sociais, precisamos do grupo, precisamos nos relacionar. Se eu me comporto de maneira a afastar o grupo de mim, esse é um comportamento negativo, e para muda-lo o primeiro passo é a consciência.

Consciência é uma qualidade psíquica, é uma qualidade da mente, que pode ser definida como a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. Consciência é o estado de estar ciente.

E como estar ciente dos seus comportamentos? Se observando. Observando como você age em cada situação, o que dá certo e o que não funciona. Apenas se observando, sem julgar, sem se criticar, sem certo nem errado. Apenas observando de maneira isenta como você age e se coloca no mundo. A partir da auto-observação você poderá modificar os comportamentos que deseja e desenvolver novas formas, mais positivas, de se relacionar consigo mesmo e com o mundo ao redor.

Somos uma usina de energia, estamos sempre gerando emoções e sentimentos que transmitimos as pessoas. O que você pensa, o que você sente, o que você acredita, vai alimentar essa usina dentro de você. Se observe e responda: que energia você está gerando? O que essa sua energia atrai?

Pode ser que você queira amor, mas você, por conta da sua história, gera desconfiança.
O que você vai atrair?

Por isso a consciência é tão importante. O que você faz para atrair amor? O que você faz para afastar as pessoas? Você consegue perceber suas atitudes?

O primeiro passo é que você consiga definir seus comportamentos positivos e negativos. Ao observar-se de forma isenta, você terá a chance de perceber quais dos seus comportamentos trazem resultados positivos e quais o levam a confrontar, repetidamente, situações negativas.

Quando você consegue nomear sabe, então, quais são as negatividades que impedem o seu crescimento e, muito provavelmente, manifestam-se em todas as áreas da vida.

Heloisa Capelas diz sempre que só saber como você está não basta. É preciso, para ter realmente consciência, saber como, e com quem, você se transformou na pessoa que você é hoje.

Você é o resultado da sua história, então consciência é saber com quem e como você aprendeu esses comportamentos lá na sua infância. Aquilo que você aprendeu a gerar na sua infância é o que você vai gerar na sua vida adulta.

Nossa família é nossa primeira sociedade, e com nossos familiares e cuidadores, nós aprendemos nossos valores, crenças e levamos para vida adulta como verdades.

Não julgue o que você fez. Se observe e volte na infância para descobrir com quem e como você aprendeu isso. Isso é consciência, e a partir dela você poderá modificar seus padrões e, automaticamente, atrair novas possibilidades.

Ao observar-se, você pode concluir que os rumos da sua vida aconteceram de uma maneira diferente da que desejava ou esperava. Perdoe-se por isso e ame-se profundamente, afinal, embora seja única, a sua vida está entrelaçada à vida e às escolhas de tantas outras pessoas. Sendo assim, tenha consciência de que você não tem poder para modificar as decisões alheias, mas tem capacidade para reagir e lidar consigo mesmo e com o próximo de maneiras mais positivas. Consequentemente, modificará também a sua própria trajetória.” Heloisa Capelas

Quer ouvir Heloisa Capelas falando mais sobre isso? Entre nesse link de um curso com ela, on line e gratuito sobre autoconhecimento. Eu recomendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!