quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Expressão

Érima de Andrade

Você é a reunião dos seus pensamentos, emoções, crenças e verdades. Por isso, cada uma de suas ações revela um pedaço da sua história e do caminho que percorreu até aqui. Conhecer a maneira como você se expressa é indispensável para que possa descartar os padrões negativos de comunicação e substitui-los por novas formas de expressão, mais assertivas e saudáveis.” Heloisa Capelas

Expressão é o nosso maior aprendizado para viver bem com as pessoas.” Heloisa Capelas

Cada um de nós está sempre em busca de reconhecimento nas relações. Por isso mesmo é que a forma como nos expressamos é tão importante: a partir dessa habilidade, nos tornamos mais (ou menos) aptos a oferecer e conquistar apreciação.” Heloisa Capelas

Como você se expressa? Você acha que está sendo claro, objetivo e direto? O outro está conseguindo entender ou validar o que você diz?

Nós existimos na relação, precisamos nos relacionar e nos relacionamos na expressão. Uma relação onde a comunicação é distorcida se torna tensa, difícil, cheia de conflitos e frustrações.

Você sabe, você é a reunião dos seus pensamentos, emoções, crenças e verdades, e isso se mostra através do seu corpo. Como um livro ilustrado, seu corpo diz muito da história da sua vida, através da sua postura, seus tiques, caretas e expressões. Seu corpo expressa quem você é com palavras, gestos e movimentos.

Como você se expressa? Como é quando você está com raiva? Ou quando está alegre? Empolgado, motivado, como você se porta?

O outro entende e respeita você? Você se entende e se respeita?

Quando uma pessoa não é ouvida e respeitada pelo outro, é muito provável que nem ela esteja conseguindo se ouvir e se respeitar. Ela fala, mas não age de acordo com o que fala. Ela cobra do outro um comportamento que ela não consegue ter. Ela espera que o outro lhe dê o que nem ela mesma consegue se dar.

É mais ou menos assim: as pessoas costumam nos tratar de modo muito parecido com o modo com que nós mesmos nos tratamos. Se você se trata bem, se respeita, se considera, se valoriza e se gosta, é bem provável que o outro vai te tratar assim também. Mas se você pede respeito ao outro, mas não se respeita e nem respeita o outro, daí vai ficar difícil.” Rosana Braga

Como você é no dia-a-dia? Você é aquele que as pessoas temem se aproximar por que qualquer coisa que se fale com você, você explode? Você é do bando dos escondidos, com medo da resposta do outro, inseguro para se expressar? O que sua forma de se expressar atrai para você? Quanta segurança você tem para se expressar?

Você sabia que tem um estudo que comprova que o ser humano anseia mais por segurança que por amor? A insegurança está na dificuldade de se expressar.

Nós aprendemos na infância, com nossos pais e cuidadores, a nos expressar. É lá que aprendemos como, quando, com quem e porque a gente pode expressar o que pensa e sente. Na vida adulta, esse aprendizado já está internalizado, e apenas repetimos os padrões passados por nossa família. Para fazer uma mudança, para transformar sua expressão, para harmonizar sua comunicação, primeiro você precisa saber como se expressa.

É importante a consciência da sua expressão para que você adquira segurança para expressar alegria, gratidão, amor, elogios. Você aprecia as pessoas e tem facilidade de dizer isso a elas?

Você tem a crença que elogios deformam a personalidade? Acredita que só exigindo cada vez mais as pessoas crescem? Se você tem essas crenças, com certeza você não aprendeu a elogiar. Talvez você seja do tipo que cobra, exige, briga. Se você não acredita em elogios é só bronca que você vai usar, acreditando que é um jeito de educar, até se dar conta que isso não está funcionando.

Se observe, observe as pessoas ao seu redor, aprecie, reconheça o que elas fazem de bacana, elogie. Se você reconhece é por que você tem dentro, só precisa aprender a expressar. De acordo com a neurociência, o cérebro humano tem capacidade ilimitada de absorver novos aprendizados. Por isso, não existe idade ou tempo para iniciar as transformações pessoais a que você se propõe. Comece a elogiar que você vai ver que o relacionamento muda completamente.

Precisa de estímulos? Que tal esse exercício de apreciação proposto por Bárbara Petri do site Casa das Mulheres Sábias:

Olhando com amor - 21 dias de Apreciação

Namastê, flor de luz!

Hoje eu venho te convidar a me acompanhar no caminho do apreciar. Convido você a olhar com amor para si e para o mundo ao teu redor, apreciando cada cantinho mágico que existe em você, em suas experiências, em todo o aprendizado que você teve ao longo da sua jornada até aqui. Olhar com amor para os pequenos detalhes e a apreciar a grandeza cósmica: o Sol, as galáxias, nossa Mama Terra...

Eu olho com amor, apreciando infinitamente a tua presença aqui, teu olhar generoso que sempre recebe com carinho as minhas palavras. Aprecio a sabiá laranjeira que pousa todas as manhãs próxima à janela do meu quarto e canta enquanto arrumo a cama. Olho com amor para o movimento celular do meu corpo e para a risada alta que solto quando vejo algo inesperadamente engraçado. Aprecio o creme de mandioquinha que estou preparando para minha família e a borboleta que acabei de rabiscar enquanto pensava no material da aula de Ayurveda que darei amanhã.

Há tanto para ser visto e amado em nossas vidas! Por isso eu te convido a se juntar a mim nessa caminhada de 21 dias pelo universo da apreciação. Todos os dias eu publicarei uma lista com dez coisas para quais eu olho com muito amor. Convido você a escrever a sua lista, também. Se quiser, pode escrever sua lista na caixa de comentários do blog. Eu vou amar ler sobre as coisas/experiências/seres que você apreciou no seu dia!

Vamos?

Vejo você amanhã, Mulher tão querida!

Todo amor do universo,
Bárbara Petri”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!