quinta-feira, 14 de março de 2013

Deus dará

Érima de Andrade

Conheço uma pessoa que adotou como filosofia de vida o “Deus dará”. Deus sabe o que é melhor para ela, então é só aguardar que tudo o que necessita cairá pronto do céu.

Se Deus der, significa que ela foi abençoada; se não der, foi o melhor para ela. E segue a vida sem tomar nenhuma atitude além de ficar aguardando que Deus faça a parte Dele, e transforme a realidade dela.

Ela espera, com fé, que aconteça toda uma série de eventos para que seus objetivos sejam alcançados. E só. Não mexe uma palha em direção ao que deseja. Se quer um emprego, fica parada esperando uma vaga, sem fazer cursos, concursos, inscrições.

Se quer uma informação, fica perto de quem pode ajudar, sem perguntar, olhando, aguardando, que a pessoa faça ou fale alguma coisa.

Se alguém pensa diferente dela, fica esperando que a pessoa mude.

Brigou com alguém? Alguém discordou do que ela pensa? Não precisa argumentar, aprender, conversar, discutir, se entender. É amiga de Deus e está sempre certa, ela sabe, Ele vai dar um jeito nessa situação. E assim, submissa, segue esperando que os obstáculos sejam tirados do seu caminho, mesmo quando a solução depende dela.

Uma amiga, uma vez me falou, sobre a caixa de “Coisas Para Deus Resolver”. Ela fez uma caixa, escreveu no tampo “CPDR”, e tudo o que a preocupa, e que ela não pode resolver, ela escreve, coloca na caixa e se desliga. Isso a acalma, deixa com a mente tranquila e clara e algumas vezes, é o suficiente para lhe dar insights sobre soluções de situações, que a princípio, pareciam muito complicadas.

Sabe que quando entrega assim seu problema, está nas mãos de Deus, e no tempo de Deus, todas as situações serão resolvidas. Assim que a situação é colocada nesta caixa, ela não se preocupa mais. É uma escolha, ela escolheu entregar. E isso faz toda diferença.

A intenção modifica totalmente a qualidade de uma conduta, mesmo que as ações pareçam a mesma coisa.

Se entregar é se apropriar da própria vida, é escolher. Se submeter é por medo da responsabilidade, se não der certo a culpa é de Deus.

Quem vive esperando o que Deus vai dar, não está se entregando. Na verdade, está escolhendo se desresponsabilizar, numa atitude de “nunca depende de mim”, nem as vitórias, nem as derrotas, é tudo culpa de Deus.

Deus ajuda quem cedo madruga”, Deus está cuidando lá de cima, mas é preciso fazer algo aqui em baixo. Mais que pertencer, é preciso participar; mais que se incomodar, é preciso ajudar; mais que acreditar é preciso praticar. Você faz a sua parte, confia, entrega, se responsabiliza pelos resultados, e Deus dá uma forcinha para você.

Ao “Deus dará” não existe responsabilidade, é ao acaso, sem rumo, sem cuidado. E submisso e abandonado, não dá para seguir em frente confiante e feliz.

A vida é feita de escolhas, você escolhe se submeter ou se entregar?


Publicado também no Centro Hoffman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!