quarta-feira, 6 de março de 2013

Desenvolvimento Infantil

Érima de Andrade

O cérebro precisa ser estimulado desde o nascimento para desenvolver a inteligência, e outras funções cognitivas. Os pais exercem um papel importante nessa estimulação, pois todo brinquedo, e também brincadeiras que não envolvam objetos, por mais simples que sejam, podem ajudar no desenvolvimento cerebral da criança, inclusive das áreas ligadas à motricidade e à imaginação.

Também o ato de contar histórias, que ativa a imaginação, a atenção e a audição, bem como ensina certos valores e deveres, especialmente naquele tipo de leitura com a moral da história no final, ou os livros específicos para bebês, com figuras coloridas, são importantes para ativar as funções visuais.

Contar histórias não serve apenas para ajudar a criança a dormir. Essa tarefa, quase que exclusiva dos pais, também tem um grande papel na formação das conexões cerebrais. Explica Luiz Celso Pereira Vilanova."O contar não pode ser feito de uma maneira mecânica, mas de uma forma lúdica, que envolva a criança e a faça de alguma forma compreender do que se trata o texto - se é um conto triste ou alegre, por exemplo".

Ouvir histórias promove um processamento cerebral muito mais amplo que os estímulos visuais e motores do videogame, além de ensinar a criança a ouvir e a silenciar", explica Mauro Muszkat.

Em se tratando do desenvolvimento emocional, a atenção dos pais é o fator mais importante, o contato visual ativa o cérebro, fazendo com que suas células formem novas conexões.

Em se tratando do desenvolvimento sensório-motor, oferecer estímulos as crianças contribui de maneira positiva no desenvolvimento da suas habilidades.

Há formas saudáveis de conhecer e estimular os talentos deles, e para que cada fase seja aproveitada ao máximo, é preciso respeitar os limites de cada estágio oferecendo os estímulos de maneira gradual.

Pais e cuidadores devem estar sempre interagindo com a garotada, brincando e conversando desde os primeiros dias de vida. O toque, por exemplo, estimula a função cerebral responsável pela sensibilidade, a primeira a se desenvolver, assim como a visual e a motora. Para incentivar as funções visuais, a criança precisa manter contato com brinquedos e objetos de cores vivas e contrastantes. As motoras são estimuladas por meio de brincadeiras”, explica Eulina Oliveira.

Saiba que os estímulos em excesso não farão da criança um gênio, mas uma pessoa estressada, com problemas como insônia, dores de cabeça e falta de apetite.

Lembre-se também que há momentos em que seu filho deve soltar a imaginação sozinho. "São oportunidades para desenvolver o pensamento mágico que os adultos não têm", afirma Ana Maria de Ulhôa Escobar.


A seguir, os melhores estímulos por faixa etária, e dica de livros do site www.psicopedagogasheila.com.br:

Até 6 meses: são importantes os contatos com os pais por meio do toque, os estímulos são primordialmente sensoriais. As brincadeiras mais prazerosas para o bebê são aquelas que envolvem seu próprio corpo, como brincar com as mãos. Alguns pediatras recomendam que os pais façam movimentos ou massagens suaves nos braços, mãos e pernas da criança.
Brinquedos recomendados: móbiles; mordedores; chocalhos; brinquedos musicais.

6 meses a 1 ano: o bebê começa a sentar e a segurar objetos. Depois, engatinha e anda com apoio. Os pais podem ajudar colocando-o sentado em um canto do sofá para que tenha segurança e estimulá-los a ficar em pé segurando pelas axilas e encostando os pezinhos no chão.
Brinquedos recomendados:os que boiam na água; cubos; brinquedos para desmontar e martelar.
Livros recomendados: Nas crianças menores,entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.

1 a 2 anos: é comum a criança querer atrair a atenção para si, portanto, tenha cuidado para não reforçar um comportamento negativo. Auxilie a criança a expressar palavras que vão expor suas emoções, uma vez que ela está começando a lidar com os sentimentos. Ela já começou a andar sozinha, sem apoio. Empurra carrinhos, carrega brinquedos, começa a correr. Chuta bola, sobe em móveis, sobe e desce escadas com ajuda. Faz rabiscos espontaneamente, vira potes e empilha blocos.
Brinquedos recomendados: trenzinhos; carrinhos e brinquedos para encaixar, montar e desmontar.
Livros recomendados: ainda livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.

2 a 3 anos: corre com mais facilidade, dança, pedala triciclos e rabisca linhas verticais, horizontais e circulares. A criança já deve ser estimulada e pode participar da organização e do recolhimento dos brinquedos.
Brinquedos recomendados: blocos continuam sendo uma boa pedida, assim como bonecos e bichinhos.
Livros recomendados: livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.

3 a 4 anos: pula com desenvoltura. Sobe e desce escadas sem apoio, arremessa e pega bolas. Desenha pessoas incompletas e começa a copiar letras. Leve a criança a parques e locais onde possa aumentar sua convivência com outras.
Brinquedos recomendados: instrumentos musicais como piano e tambor; brinquedos de montar e desmontar mais complexos e jogos e quebra-cabeças simples.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.

4 a 6 anos: consegue permanecer sobre um pé por mais de 10 segundos, além de dar cambalhotas e nadar. Desenha pessoas completas. Escreve algumas letras e começa a dominar talheres. Nessa fase, as brincadeiras prediletas são de casinha e escola, pois imitam o mundo real, o que a auxilia lidar com as situações do cotidiano.
Brinquedos recomendados: brinquedos com várias peças como cidadezinhas; circos; posto de gasolina; casa de bonecas com móveis; caminhão, trator e barco; bolas de diferentes tamanhos e pesos.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.

6 a 8 anos: já existe a consciência corporal e a noção de tempo e espaço e a criança é capaz de controlar seus impulsos. Como ela já compreende que as suas experiências se diferenciam dos outros, estimule-a a relatar sobre o aquilo que lhe acontece.
Brinquedos recomendados: bolinhas de gude; pipas; jogos de tabuleiro; carrinhos de corrida; bicicletas maiores; patins e skate; fantoches; videogame e jogos de computador. Entre as brincadeiras, destaque para pular corda, amarelinha, fazer dobraduras, rodar bambolê, cabra-cega.
Livros recomendados: leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta. Revistas em quadrinhos.

8 a 10 anos: a partir desta faixa etária, pais e educadores podem investir no aprendizado de movimentos mais específicos, como os relacionados a esportes.
Atividades indicadas: além de modalidades como natação, futebol, basquete e judô, a criança pode se sentir motivada com boliche, pingue-pongue e salto em distância.
Livros recomendados: as fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais. A partir dos 9 anos: histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.


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