O cérebro precisa ser estimulado desde o nascimento para desenvolver a inteligência, e outras funções cognitivas. Os pais exercem um papel importante nessa estimulação, pois todo brinquedo, e também brincadeiras que não envolvam objetos, por mais simples que sejam, podem ajudar no desenvolvimento cerebral da criança, inclusive das áreas ligadas à motricidade e à imaginação.
Também
o ato de contar histórias, que ativa a imaginação, a atenção e a
audição, bem como ensina certos valores e deveres, especialmente
naquele tipo de leitura com a moral da história no final, ou os
livros específicos para bebês, com figuras coloridas, são
importantes para ativar as funções visuais.
Contar
histórias não serve apenas para ajudar a criança a dormir. Essa
tarefa, quase que exclusiva dos pais, também tem um grande papel na
formação das conexões cerebrais. Explica Luiz
Celso Pereira Vilanova."O contar não pode ser feito de uma
maneira mecânica, mas de uma forma lúdica, que envolva a criança e
a faça de alguma forma compreender do que se trata o texto - se é
um conto triste ou alegre, por exemplo".
“Ouvir
histórias promove um processamento cerebral muito mais amplo que os
estímulos visuais e motores do videogame, além de ensinar a criança
a ouvir e a silenciar", explica
Mauro Muszkat.
Em
se tratando do desenvolvimento emocional, a atenção dos pais é o
fator mais importante, o contato visual ativa o cérebro, fazendo com
que suas células formem novas conexões.
Em
se tratando do desenvolvimento sensório-motor, oferecer estímulos
as crianças contribui de maneira positiva no desenvolvimento da suas
habilidades.
Há
formas saudáveis de conhecer e estimular os talentos deles, e para
que cada fase seja aproveitada ao máximo, é preciso respeitar os
limites de cada estágio oferecendo os estímulos de maneira gradual.
“Pais
e cuidadores devem estar sempre interagindo com a garotada, brincando
e conversando desde os primeiros dias de vida. O toque, por exemplo,
estimula a função cerebral responsável pela sensibilidade, a
primeira a se desenvolver, assim como a visual e a motora. Para
incentivar as funções visuais, a criança precisa manter contato
com brinquedos e objetos de cores vivas e contrastantes. As motoras
são estimuladas por meio de brincadeiras”, explica
Eulina Oliveira.
Saiba
que os estímulos em excesso não farão da criança um gênio, mas
uma pessoa estressada, com problemas como insônia, dores de cabeça
e falta de apetite.
Lembre-se
também que há momentos em que seu filho deve soltar a imaginação
sozinho. "São
oportunidades para desenvolver o pensamento mágico que os adultos
não têm", afirma
Ana Maria de Ulhôa Escobar.
A
seguir, os melhores estímulos por faixa etária, e dica de livros do site www.psicopedagogasheila.com.br:
Até
6 meses: são importantes os
contatos com os pais por meio do toque, os estímulos são
primordialmente sensoriais. As brincadeiras mais prazerosas para o
bebê são aquelas que envolvem seu próprio corpo, como brincar com
as mãos. Alguns pediatras recomendam que os pais façam movimentos
ou massagens suaves nos braços, mãos e pernas da criança.
Brinquedos
recomendados: móbiles;
mordedores; chocalhos; brinquedos musicais.
6
meses a 1 ano: o bebê começa
a sentar e a segurar objetos. Depois, engatinha e anda com apoio. Os
pais podem ajudar colocando-o sentado em um canto do sofá para que
tenha segurança e estimulá-los a ficar em pé segurando pelas
axilas e encostando os pezinhos no chão.
Brinquedos
recomendados:os que boiam na
água; cubos; brinquedos para desmontar e martelar.
Livros recomendados: Nas crianças menores,entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
Livros recomendados: Nas crianças menores,entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
1
a 2 anos: é comum a criança
querer atrair a atenção para si, portanto, tenha cuidado para não
reforçar um comportamento negativo. Auxilie a criança a expressar
palavras que vão expor suas emoções, uma vez que ela está
começando a lidar com os sentimentos. Ela já começou a andar
sozinha, sem apoio. Empurra carrinhos, carrega brinquedos, começa a
correr. Chuta bola, sobe em móveis, sobe e desce escadas com ajuda.
Faz rabiscos espontaneamente, vira potes e empilha blocos.
Brinquedos
recomendados: trenzinhos;
carrinhos e brinquedos para encaixar, montar e desmontar.
Livros recomendados: ainda livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
Livros recomendados: ainda livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
2
a 3 anos: corre com mais
facilidade, dança, pedala triciclos e rabisca linhas verticais,
horizontais e circulares. A criança já deve ser estimulada e pode
participar da organização e do recolhimento dos brinquedos.
Brinquedos
recomendados: blocos continuam
sendo uma boa pedida, assim como bonecos e bichinhos.
Livros recomendados: livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
Livros recomendados: livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.
3
a 4 anos: pula com
desenvoltura. Sobe e desce escadas sem apoio, arremessa e pega bolas.
Desenha pessoas incompletas e começa a copiar letras. Leve a criança
a parques e locais onde possa aumentar sua convivência com outras.
Brinquedos
recomendados: instrumentos
musicais como piano e tambor; brinquedos de montar e desmontar mais
complexos e jogos e quebra-cabeças simples.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.
4
a 6 anos: consegue permanecer
sobre um pé por mais de 10 segundos, além de dar cambalhotas e
nadar. Desenha pessoas completas. Escreve algumas letras e começa a
dominar talheres. Nessa fase, as brincadeiras prediletas são de
casinha e escola, pois imitam o mundo real, o que a auxilia lidar com
as situações do cotidiano.
Brinquedos
recomendados: brinquedos com
várias peças como cidadezinhas; circos; posto de gasolina; casa de
bonecas com móveis; caminhão, trator e barco; bolas de diferentes
tamanhos e pesos.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.
Livros recomendados: as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.
6
a 8 anos: já existe a
consciência corporal e a noção de tempo e espaço e a criança é
capaz de controlar seus impulsos. Como ela já compreende que as suas
experiências se diferenciam dos outros, estimule-a a relatar sobre o
aquilo que lhe acontece.
Brinquedos
recomendados: bolinhas de
gude; pipas; jogos de tabuleiro; carrinhos de corrida; bicicletas
maiores; patins e skate; fantoches; videogame e jogos de computador.
Entre as brincadeiras, destaque para pular corda, amarelinha, fazer
dobraduras, rodar bambolê, cabra-cega.
Livros recomendados: leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta. Revistas em quadrinhos.
Livros recomendados: leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta. Revistas em quadrinhos.
8
a 10 anos: a partir desta
faixa etária, pais e educadores podem investir no aprendizado de
movimentos mais específicos, como os relacionados a esportes.
Atividades
indicadas: além de
modalidades como natação, futebol, basquete e judô, a criança
pode se sentir motivada com boliche, pingue-pongue e salto em
distância.
Livros recomendados: as fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais. A partir dos 9 anos: histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.
Livros recomendados: as fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais. A partir dos 9 anos: histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.
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