domingo, 25 de novembro de 2012

Feriado!

Érima de Andrade

Ou melhor, feriados!

Ou melhor ainda feriado + fim de semana + feriado.

Aqui em Niterói: feriado + fim de semana + feriado + feriado + fim de semana...

E aí não teve jeito, a rotina mudou...

Para alguns mudou por excesso de programas, de comidas, de bebidas, de festas, etc. Para outros mudou por falta de sono, do que fazer, de rotina, de aula, etc.

Um amigo meu aproveitou para fazer um curso de autoconhecimento, o Processo Hoffman da Quadrinidade. Uma amiga que já sabe que vai estar de plantão nas festas, aproveitou para viajar. Meu vizinho aproveitou para acelerar a obra na casa dele.

Mas, surpreendentemente, a maioria esmagadora das pessoas que eu conheço, simplesmente reclamou, e muito, por ser feriado... Transformaram esses dias, em dias de indignação, dificuldades e aborrecimentos.

Ninguém foi pego de surpresa. Os feriados estavam anunciados desde o inicio do ano. Foram amplamente divulgados pelo comércio e pelas escolas. Não são imprevistos do qual não temos controle. Mas houve quem escolheu reclamar por total falta de jogo de cintura.

Os rituais diários, que ajudam a tornar uma parte da vida previsível, mudam com os feriados. Os prazos de entrega, e outros prazos, ganham dias a mais, já que contam apenas os dias uteis. Algumas escolas optam por suspender as aulas. Algumas repartições também emendam; lojas alteram o horário de funcionamento; e essa rotina totalmente diferente deixa algumas pessoas sujeitas à um ataque de nervos a qualquer momento.

É uma escolha. James C. Hunter escreveu, "a vida não é tanto o que nos acontece, mas a maneira como reagimos ao que nos acontece."

Você pode escolher entre a indignação, as dificuldades e os aborrecimentos; ou as oportunidades, as resoluções e a criatividade para enfrentar qualquer circunstância acreditando no seu potencial.

Novas estratégias também proporcionam êxitos. O resultado disso muitas vezes é a descoberta de novas ferramentas para lidar com circunstâncias complexas do dia a dia, como adversidades e imprevistos que colocam a prova nossa capacidade de ação e reação.

A maneira como nós pensamos, sentimos e somos, é o que vai determinar o nosso destino. Então, que tipo de pessoa você escolhe ser? Alguém que apenas se queixa e se faz de vítima ou alguém que assume a responsabilidade sobre sua própria vida e reações emocionais?

Lembre-se: você é o que se fizer ser.

Boas escolhas!


2 comentários:

  1. feriado só é bom pra quem tem dinheiro...ou é funcionário publico(os grandes merecedores de uma fatia do paraiso aqui na terra) gostei do texto voce parece neta de jornalista...depois vou conhecer mais o seu blog...gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou! Neta de jornalista! Mas ele morreu quando eu nasci...bjs

      Excluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!