domingo, 4 de novembro de 2012

Que tal uma auto-massagem?

Érima de Andrade

A auto-massagem é uma prática que não requer nenhum conhecimento específico. Como dizia uma colega de faculdade, “não requer prática nem habilidade, qualquer pessoa brinca e se diverte.” A auto-massagem é um momento de cuidado carinhoso consigo.

Para nós seres humanos, e para os outros animais, o ato de tocar é de importância vital. O toque nos proporciona bem estar, confiança, transmite calor, prazer, conforto e renova a vitalidade. Quanto mais você se massagear com afeto, mais você produzirá oxitocina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar.

A pele pode ser considerada como a porção externa do sistema nervoso. Além disso, a pele, especialmente a do rosto, registra as tentativas e os triunfos de toda uma vida e com isso transporta a própria memória das suas experiências. Com a auto-massagem você pode se redescobrir, lembrar quem é, e o quanto você é especial. Carícias, abraços e afagos ajudam a construir uma imagem saudável de nós mesmos, desenvolvendo confiança e cuidado.

Qualquer maneira de se massagear vale a pena, mas se você precisa de um pontapé inicial, eis um roteiro dos pés a cabeça. Bom proveito!

Início

- comece percebendo sua respiração. Respire lenta e serenamente. Sinta o ar entrar, expandir, sair. Durante todo o exercício, mantenha sua respiração suave e tranquila, relaxando um pouco mais a cada expiração.

Pés e pernas

- inicie com o pé esquerdo. Perceba-o. Toque nele como se estivesse vendo-o pela primeira vez. Descubra as possibilidades de suas articulações, rotação, flexão, extensão, de cada dedo e depois, do pé como um todo. Pince a ponta de cada dedo e faça-o vibrar. Agora repita os movimentos com o pé direito.

- no pé esquerdo, com o polegar, massageie a sola do pé, do calcanhar para os dedos e do centro para a borda. Depois massageie usando a palma da mão. Termine passando a mão fechada por toda a planta do pé. Agora massageie o pé direito, usando o polegar, palma da mão e a mão fechada.

- com as duas mãos juntas, colocadas em torno do tornozelo, massageie a perna, fazendo com as mãos, um movimento simultâneo de torção, como se fosse torcer uma toalha, e gentilmente torça cada mão para um lado em direções opostas. Massageie do tornozelo à bacia, sentindo cada parte. Uma perna de cada vez.

- com as pontas dos dedos, faça movimentos simultâneos, do tornozelo a bacia, como se você fosse tirar as rugas de um tecido imaginário colocado sobre a perna. Imagine que tem tinta na ponta dos seus dedos ,e com esse movimento você colore toda a perna. Agora faça o mesmo com a outra perna.

- usando a ponta dos dedos com as mãos em concha, faça movimentos do tornozelo à bacia, como se estivesse trabalhando massa de pão, aperte e solte com delicadeza. Faça as duas pernas ao mesmo tempo.

Peito e barriga

- com as duas mãos no quadril, faça movimentos semicirculares, de baixo para cima, até o ombro.

- coloque as duas mãos juntas sobre o peito e separe-as, fazendo uma leve pressão, como se você tivesse que deixar as páginas de um livro aberto bem achatadas.

- coloque suas mãos no quadril, e leve uma de cada vez, em direção ao ombro, num movimento cruzado e alternado. Termine o movimento fazendo uma leve pressão, com a mão inteira, no ombro.

- partindo da base do peito, as mãos deslizam alternadamente da barriga até o púbis, como ondas. A cada movimento, leve a mão, cada vez mais para a lateral do tronco, como um abraço. As mãos trabalham em movimentos cruzados.

- repita o movimento, agora usando os punhos.

- prossiga no movimento, agora utilizando a ponta dos dedos com suavidade.

Costas e nádegas

- deslize as mãos, de cima para baixo, começando no ponto mais alto que alcançar das suas costas, percorrendo as laterais da coluna vertebral até o cóccix.

- usando as duas mãos em concha, aperte e solte as nádegas com movimentos firmes e alternados por toda a superfície.

- usando as pontas dos dedos, massageie as nádegas como se desse suaves beliscões. Sinta a musculatura soltar dos seus ossos. Suba pelas costas, neste mesmo movimento, até onde suas mãos alcançarem.

Ombros, braços e mãos

- com a mão cruzada, segure seu ombro esquerdo, e com um movimento de pressão de dedos e palmas, massageie ombro, braço, antebraço e mãos. Troque de ombro e repita o movimento.

- com o polegar, massageie a palma da mão, do punho para os dedos. Detenha-se na ponta de cada dedo, pressione-o com o polegar e o indicador, e puxe como se fosse tirar uma luva muito apertada. Troque de mão e repita os movimentos.

- leve seus ombros até suas orelhas. Mantenha a posição por um ou dois segundos e deixe-os cair, soltando o ar com força.

- faça círculos com o ombro direito. Traga-o para frente, suspenda-o, leve-o para trás e para baixo e novamente para frente, mantendo a respiração normal durante todo o movimento. Depois faça o mesmo com o ombro esquerdo. Agora com os dois ao mesmo tempo.

Nuca e cabeça

- mantendo a boca relaxada incline a cabeça para frente e para baixo. Mantenha essa posição por um ou dois segundos. Leve a cabeça para trás tanto quanto possível, deixando sua boca entreaberta. Continue respirando normalmente. Volte ao centro.

- deixe cair sua cabeça para um lado, como se estivesse tentando tocar o ombro com a orelha, mantendo os ombros relaxados. Volte lentamente ao centro e repita para o outro lado.

- com os ombros para trás, mãos apoiadas sobre as coxas, orelhas o mais longe possível dos ombros, gire lentamente sua cabeça para a direita, como se estivesse tentando olhar por cima do ombro. Mantenha. Volte ao centro e repita para o outro lado.

- incline sua cabeça pra frente e desenhe lentamente semicírculos com o queixo de um ombro ao outro. Faça pequenos círculos com a cabeça, e deixe que gradualmente fiquem maiores, alternando os dois lados.

- posicione as mãos em forma de pinça e faça movimentos na nuca, descendo e subindo pelo pescoço.

- com o mesmo movimento, siga o contorno do couro cabeludo, puxando em cada vez, um pouco de cabelo. Sinta soltar do osso.

- pressione o couro cabeludo em toda sua extensão com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, como se estivesse espalhando o xampu.

- com o polegar e o indicador, massageie ao redor da linha do couro cabeludo, massageando também suas orelhas. Não use força, seja firme.

Rosto

- percorra toda face e a testa fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos.

- com os dedos das mãos juntos, vá da testa até o queixo, respeitando os contornos dos olhos, nariz e boca.

- com o polegar e o indicador, massageie seu maxilar do queixo para a orelha. Depois do canto da boca para a orelha, e da aba do nariz até a orelha.

- use o dedo anular, o mais leve da mão, para tocar com suavidade a região dos olhos. Com leveza, pressione o dedo e massageie a pele ao redor dos olhos.

- com os dedos indicadores, contorne o nariz, da aba até a testa, com uma leve pressão.

- com as pontas dos dedos sobre as sobrancelhas, empurre a testa para o couro cabeludo, com se tirasse uma touca apertada.
- com as mãos apoiadas no meio da testa, as pontas dos seus polegares deslocam-se para os lados, contornando as sobrancelhas. Volte a testa. Os polegares agora vão até as abas do nariz. Retorne a testa. Seus polegares descem até o canto da boca, e retornam para a testa.

- com as mãos na horizontal, vá da testa até o queixo. Ao passar pelos olhos feche-os e faça uma leve pressão.

- agora esfregue uma mão na outra, e com os olhos fechados, coloque as mãos em concha sobre o rosto. Mantenha por um ou dois segundos e relaxe profundamente.

- e de novo, esfregue uma mão na outra e coloque-as naquele ponto do seu corpo que você percebe que está precisando de um pouco mais de atenção.

- e mais uma vez, esfregue suas mãos e coloque-as num outro ponto do corpo.

- para encerrar, espreguice, afrouxando a parte da frente dos ombros, colocando as mãos nos quadris, com os cotovelos ligeiramente para trás, um de encontro ao outro, unindo as omoplatas. Mantenha. Relaxe.

- afrouxe a parte de trás dos ombros, esticando os braços para frente, na altura do peito. Entrelace os dedos e faça uma rotação com os punhos, de maneira que as palmas fiquem para fora. Estique tanto quanto conseguir e relaxe soltando o ar.

Que você fique bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!