quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Compaixão

Érima de Andrade

E de repente a definição dada pelo Lama Padma Samten, “compaixão não é um comportamento piedoso, é uma inteligência lúcida”, me deixou com vontade de pensar sobre isso aqui no blog.

Você sabe agir com compaixão?

Padma Samten escreveu,“começamos com a prática de compaixão, uma das qualidades incomensuráveis. A essência é a capacidade de compreender os outros seres em seu próprio contexto de vida e de mundo. Nos colocamos no mundo mental e emocional de quem queremos beneficiar e de lá vemos como nós ultrapassaríamos as dificuldades experimentadas por ele. Surge em nós um impulso natural e intenso de produzir a saída da situação em que o outro vive. Surge uma energia poderosa de ação compassiva. Sentimos também a clara necessidade de termos habilidades para ultrapassar as dificuldades que se apresentam.” Lama Padma Samten

Compreender os outros seres em seu próprio contexto de vida e de mundo. Acredito que essa é a grande dificuldade. De modo geral queremos “ajudar” a partir da nossa própria história, do nosso contexto de vida, com nossos recursos, e muita vezes pioramos a situação.

Lembro em particular de uma história que se tornou clássica na faculdade onde me formei terapeuta ocupacional. Na reabilitação de um jovem hemiplégico, atendido por estagiários, no treinamento de higiene pessoal, ele foi treinado, e se saiu muito bem, no banho de chuveiro. Uma semana depois, ao retornar para o tratamento ele relatou que a mãe ainda o ajudava no banho.

  • Mas você teve alguma dificuldade com o chuveiro?”
  • Não. Aqui eu tomo banho sozinho sem problemas. Em casa não temos chuveiro e minha mãe ajuda no banho com o balde.”
Nossa realidade interferindo na ajuda efetiva ao cliente...

Com pena também não dá para ajudar. Heloisa Capelas usa uma imagem que eu gosto muito para diferenciar a pena da compaixão. Ela pede para imaginarmos alguém dentro de um buraco. Quando você sente pena dessa pessoa, você vai até ela. A abraça, a conforta e ficam os dois lá, dentro do buraco...

Quando você sente compaixão, mais do que confortar, você quer ajudar essa pessoa, e vai atras de uma solução, uma escada, mais pessoas para amparar na saída do buraco, uma corda, ou qualquer outra coisa que você perceba como necessária para essa tarefa. É a inteligência lúcida atuando.

Como explicou Padma Samten, compreendendo o ser em seu próprio contexto de vida e de mundo, vendo de lá como ultrapassar as dificuldades. Uma escada, uma corda, como você agiria para tirar a pessoa do buraco?

Se o amor está transbordando do seu coração e se você realmente se importa com o outro, encontre um meio para ele se levantar. A compaixão é desinteressada. Você quer realmente ver o outro feliz; você quer vê-lo brilhar, respeitando o processo dele.” Sri Prem Baba

Que você viva num espaço de compaixão, respeito e integridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!