quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mini entrevista

Mini entrevistas - essa foi a maneira que o Espaço Corporal Vania Maciel escolheu para apresentar seus profissionais aos clientes e amigos. Todos os profissionais que trabalham na casa, deram mini entrevistas que foram publicadas em seu site. Eis a minha:


Como foi sua escolha pela Terapia Ocupacional?

Dei uma volta grande antes de escolher... Quando ainda estava no colégio, procurei o serviço de orientação vocacional, pois eu considerava atraente muitas opções profissionais. Não foi muito efetivo... Saí com a informação que me daria bem em 12 carreiras. Cheguei com dúvidas entre umas 5 e saí com 12...

Fiz então vestibular para a EBA/UFRJ, Comunicação Visual, que na época chamava Projetos Gráficos. Fiz todo o curso básico e percebi que não seria feliz usando minha sensibilidade para vender produtos. Pedi então transferência para o curso de Cenografia e Indumentária. Com um ano e meio de curso, pedi novamente transferência, e desta vez fui para Composição Paisagística, onde me formei. Ao mesmo tempo prestava vestibular para Educação Física lá mesmo na EEFD/UFRJ. Em todas essas formações fiz estágios e trabalhei na área, mas foi como professora de natação que entendi que o que me motivava era trabalhar com gente. Adorava ver os alunos que chegavam com muito medo da água, se superarem e se transformarem em ótimos nadadores. Se eu posso ajudá-los a superar esse medo, pensei, talvez eu possa ajudá-los a superar outras dificuldades... E foi aí que a Terapia Ocupacional entrou na minha vida.

A T.O. trabalha com atividades nos aspectos bio, psíquico e social. Você fez especialização em alguma dessas áreas?

Desde que entrei na ESHEA/Pestalozzi, onde fiz meu curso de Terapia Ocupacional, meu foco foi para saúde mental. O mundo interno e a subjetividade das pessoas me fascinavam. Como eu tenho a formação na Belas Artes, o trabalho com atividade expressiva foi quase uma escolha natural, pois é uma linguagem que eu compreendo bem.

Fiz especializações em Saúde Mental, Hipnose, Terapias Regressivas, mas foi no Processo Hoffman da Quadrinidade que eu realmente aprendi a entender o ser humano. Então, na minha prática, uso as ferramentas da Terapia Ocupacional com um olhar do Processo, que é, sem dúvidas, o que norteia meus atendimentos.

Terapia Ocupacional e Psicoterapia Ocupacional são a mesma coisa?

A Psicoterapia Ocupacional é uma das possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional, é a minha área de escolha dentro da profissão. Passei a usar o nome depois de receber via email, e facebook, uma divulgação com as áreas de atuação da T. O., e entre elas estava a Psicoterapia Ocupacional, que é o que eu faço desde que em formei em 1994. Então, sou terapeuta ocupacional trabalhando como psicoterapeuta ocupacional.

Érima de Andrade
Terapeuta Ocupacional
CREFITO2 4284TO

2 comentários:

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!