domingo, 23 de setembro de 2012

Carteirada

Érima de Andrade

Explica o dicionário que carteirada é a exibição de documento profissional ou de identidade, com o propósito de obter vantagem de alguma espécie; ou a tentativa de obter vantagem pessoal através da alegação de que se é uma pessoa importante, ou que se possui vínculos com pessoas importantes.

De modo geral associamos a carteirada a autoridades, ou famosos, ou amigos do rei, ou para o você sabe com quem está falando?

Mas tenho atendido usuários da carteirada, que de tão identificados com o personagem que criaram, já não sabem mais quem eles são. Pessoas que se consideram sem nenhum valor além de ser filho de Fulano, mulher de Sicrano, amigo de Beltrano.

Sofrem por não saberem quem são, e o principal obstáculo a essa descoberta é a identificação exagerada com esses papéis, hábitos, traços e características do personagem que incorporaram, sem ao menos perceber.

Consciência é sempre o primeiro passo para a transformação. Consciência da sua própria humanidade, da sua imperfeição, dos seus pontos negativos. Não é fácil reconhecer nossas negatividades, mas saber que elas fazem parte de você mas não são você, ajuda, e muito, nessa caminhada.

Você é a sua essência perfeita e amorosa, que na condição de humano, tem habilidades que precisam ser desenvolvidas. Aceite com respeito a sua própria humanidade, e faça a escolha consciente de direcionar seu olhar para as suas atitudes, palavras, sentimentos, pensamentos e crenças.

Como você se relaciona com o mundo, com as pessoas e com o seu trabalho, é um reflexo de quem você acredita que é. Se as situações negativas se repetem em sua vida, este é o momento certo de você observar que sementes está plantando, mesmo que não intencionalmente.

No inicio talvez você não consiga perceber que sementes são essas, mas ao perseverar na observação, sua percepção vai se desenvolver até que você tenha a habilidade de plantar o que realmente deseja.

O resultado desse exercício, é uma grande clareza de propósito, passos firmes, ágeis, um caminho que se abre com nitidez a sua frente, e que você pode conscientemente escolher trilhar.

E, assim, siga em frente. Com a coragem e persistência de avançar todos os dias, um pouco mais. Ser feliz é um direito seu!

Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo. Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso. Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes. Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito. Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria. Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz." Caio Fernando Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!