domingo, 1 de julho de 2012

Escolhendo a doença

Érima de Andrade

“Por mais que você possa provar matematicamente que o mundo está contra você, eu lhe afirmo: a responsabilidade é sua.” Sri Prem Baba

Essa semana fui informada que duas pessoas, próximas de mim, passaram a noite em emergência de hospitais por conta de problemas renais. Nos dois casos, não foi a primeira vez. Uma delas já esteve internada e foi operada duas vezes por conta disso, a outra foi pela quinta vez para emergência.

Ambas escolheram permanecer doentes. Elas foram devidamente orientadas nos serviços de emergência, e em consultas posteriores, a tomar água. Ambas se recusam terminantemente a seguir essa orientação. É uma escolha. 


Lembro de uma professora que tive na faculdade que nos alertava a estar sempre muito bem fundamentadas quando déssemos uma orientação. Dizia ela que as coisas simples não têm o menor ibope, elas precisam ser muito bem explicadas. E é verdade.

Tive uma cliente que também foi parar numa emergência por não beber água. Nesse caso um pico de hipertensão. O médico manteve a medicação que ela já tomava e reafirmou a importância da atividade física, que não era um problema para ela, e a necessidade de aumentar a ingestão de água. Me contou essa história revoltada. Achava que o médico deveria ter pedido exames, queria uma nova medicação, queria ter a vida pesquisada para comprovar que ela tinha sim uma síndrome especial, e que isso nada tinha a ver com beber apenas um copo d’água ao longo do dia.... então tá...

Esses são três exemplos de pessoas próximas de mim, que escolheram a doença e continuam a peregrinação por médicos e hospitais em busca de alguém que acene com a mágica de mudar resultados sem mudar mais nada na vida. No caso delas, sem precisar aumentar a ingestão de água...

E por que água é tão importante? A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, ficando atrás apenas do oxigênio. O corpo de uma pessoa saudável contém em média 60% de água distribuída no interior das células, entre os tecidos e circulando pelas veias e artérias ajudando na formação do sangue, além de participar da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo.

Imagine que suas células são pequenas ilhas num mar de água limpa. Tudo que sobra de resíduo depois da respiração e da alimentação é jogado nessa água. Se a quantidade desse lixo aumentar muito, a comunicação entre as ilhas fica prejudicada. Se aumentar mais ainda, a ilha não terá como se desfazer dos resíduos e o funcionamento dela também será prejudicado



É a água que leva o resíduo proveniente das funções fisiológicas do organismo. Escolher não beber água é escolher manter os resíduos dentro de você.

Algumas pessoas ouvem, lêem, essa explicação e afirmam que não é assim que acontece com elas uma vez que nem ao menos sentem sede. Contam também que não adianta, bebem água e dali a dez, quinze minutos, ela sai toda pela urina.

Quem não bebe água e não sente sede é o desidratado crônico. O organismo parou de mandar sinais informando da sua necessidade de receber líquidos. A imagem nesses casos é de uma terra ressecada. E bebendo um copo d’água de uma vez, é uma terra ressecada recebendo uma chuva forte e rápida.

Você já viu isso acontecer na natureza? A terra está tão ressecada que ao receber uma chuva concentrada essa água não é absorvida, ela corre pela superfície. No caso do nosso organismo, beber muita água depois de um longo período de desidratação faz a água ser rapidamente eliminada pela urina.

Para que essa terra, ou esse organismo, aproveite a água ela precisará vir aos poucos, se infiltrando lentamente até que o ressecamento acabe.

Ou seja, será necessário bebericar água ao longo do dia, reaprendendo a aproveitar o liquido ingerido. Quando a hidratação estiver equilibrada, o corpo voltará a dar sinais de sede se for privado de água.

Precisa de mais informações para cuidar de se manter hidratado? Então leia os 12 motivos para consumir mais água durante o dia, listados por Fernando Menezes:

"1. Controlar a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. "A água tem grande influencia no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue", explica Raul Santo.

2. Previne cãibras: As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. "Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares", diz o fisiologista.

3. Protege o coração: Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. "Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames", explica o fisiologista.

4. Melhora o funcionamento do intestino: Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

5. Aumenta a resistência física: Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore. Esse processo pode ser observado também longe do treino. De acordo com o especialista, algumas profissões exigem um esforço muito grande do corpo, e consequentemente, há uma perda maior de água pela transpiração. "Um carteiro ou um entregador, por exemplo, se não tomarem cuidado com a hidratação, não conseguirão fazer um bom trabalho, já que realizam um esforço físico muito grande durante o dia". Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes.

6. Limpa o organismo: De acordo com a nutricionista Márcia Curzio, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças. "A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo", explica Márcia Curzio.

7. Protege contra pedra nos rins: Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. "A ingestão continua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de "limpar" o sangue eficiente", diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.

8. Transporte de nutrientes: A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo o fisiologista Raul Santo, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. "A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam".

9. Ajuda a emagrecer: Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. De acordo com cientistas do Vanderbilt University Medical Center, uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer a entender como o sistema nervoso funciona. De acordo com a endocrinologista Alessandra Rascovski, se ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguiremos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

10. Protege os olhos: Manter o organismo hidratado é essencial para que os olhos fiquem protegidos de lesões. "Os olhos são órgãos muitos sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções", diz Raul Santo.

11. Absorção de vitaminas: as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. "Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina", diz Raul Santo.

12. Manter a pele jovem: Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele."

Vai um copinho d’água aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!