domingo, 22 de julho de 2012

Pirraça

Érima de Andrade

“Tudo quanto vive, vive porque muda, muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente — se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida.” Fernando Pessoa

Tenho um cliente que nesse momento, em qualquer situação, se alguém perguntar, quer ser feliz ou ter razão, vai responder “quero ter razão”.

Esse é o foco da vida dele, ter razão, e segue infeliz tentando ter razão a qualquer custo. Afirma contra todas as probabilidades que ao jogar a bola verde na parede, vai receber de volta uma bola multicolorida; que se pegar o mesmo caminho de sempre, vai finalmente chegar em um lugar diferente; e se constantemente plantar maçãs, vai um dia colher manga... 

É uma escolha. Escolheu não aprender com as experiências vividas. Mais que isso, ele escolheu não viver mais nada até provar que sim, ele tem razão.

Essa vida repetida dá um cansaço...

Mas tem saída. E sair desse, ou de qualquer outro padrão, também é uma escolha.

Prem Baba explica que “se existe uma repetição negativa, existe um “não”. Esse “não” está atrelado a um pacto de vingança, porque você ainda guarda contas abertas com o seu passado. Você guarda gavetas de ressentimentos porque foi impedido de ser você mesmo, por ter sido humilhado, rejeitado e excluído. Como você sabe que existem gavetas de mágoas e ressentimentos? Porque existem repetições negativas; porque há coisas que você tenta mudar através da vontade consciente, e não consegue.”

O primeiro passo para a mudança é a consciência do padrão de repetição. É preciso se observar e tentar ver o mais claro possível, como e onde a história se repete para você. Seja honesto, faça uma checagem em todas as áreas da sua vida. Investigue onde esse padrão, essa mágoa, esse ressentimento estão atuando nesse momento.

Pergunte-se, o que me faz repetir sempre a mesma história? Qual o “não” que eu estou vivendo nesse momento? Onde está a minha angústia?

Na minha vida profissional, eu posso expressar para o mundo os meus talentos e dons?

Na minha vida financeira, eu me sinto uma vítima do medo da escassez? Sinto que não existe alinhamento entre a expressão dos meus talentos e dons no mundo, com a retribuição financeira que me dê conforto?

Na minha vida sexual, eu me permito viver plenamente o encontro com o outro?

Nos meus relacionamentos afetivos, é possível uma relação onde exista real companheirismo, intimidade, transparência e troca?

Na minha relação com os amigos, eu me sinto separado, isolado e desprotegido?

Ou a angústia está na minha saúde ou vida espiritual, porque eu não consigo chegar num acordo entre aquilo que penso, sinto e faço?

O que há na minha vida que eu gostaria que fosse diferente?

“É preciso olhar sua história de vida e procurar identificar contas abertas, primeiro com as pessoas da sua constelação familiar e depois com as pessoas com as quais você se relacionou ao longo da vida.” Prem Baba

“Porque, inevitavelmente, por conta das feridas da criança, as imagens são reeditadas através dessas pessoas. Muitas vezes, essas imagens ou crenças são confirmadas através das repetições negativas e, com isso, os mecanismos de proteção vão ficando cada vez mais sofisticados." completa Prem Baba.

Um “sim” e um “não” atuando ao mesmo tempo é a origem da dor. Eu penso “sim”, eu sinto “não”, e qualquer caminho que eu escolha, eu me frustro. A frustração sempre é gerada por expectativas que não se realizam. E nessa briga entre o "sim" e o "não", o que se consegue é não realizar nada, e acumular sentimentos de diferentes frequências de energia nos seus aspectos físico, emocional e intelectual.  

Só estando consciente dessas mágoas, sentimentos e desejos que alimentam suas feridas infantis, é possível curá-las, e buscar coerência entre pensamento, palavra e ação.

É um processo de autoinvestigação da relação de causa e efeito. É o caminho do autoconhecimento que vai permitir que você consiga fazer alguns movimentos, tomar algumas atitudes e ser mais feliz.

Se conhecer é o primeiro passo no caminho para mudar. “Eu chamo isso de “fase de desenvolvimento pessoal”, aonde você vai curando as feridas da personalidade, lidando com as concepções equivocadas e com os sentimentos negados. Aos poucos você consegue se libertar do ‘não’ e começa a agir no ‘sim’." Sri Prem Baba

Que muitos se beneficiem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!