domingo, 22 de janeiro de 2012

Quebra - cabeças

Érima de Andrade

Quanto mais desafiado e estimulado, mais saudável fica nosso cérebro. Muitas pesquisas mostram que a estimulação intelectual é a melhor maneira de fazer com que o cérebro trabalhe bem durante toda a vida. Exercícios práticos, que enfoquem funções cerebrais específicas, influenciam na saúde e no desempenho do nosso cérebro.

“Impor desafios previne a deterioração cognitiva porque fortalece as conexões nervosas utilizadas frequentemente”, diz Randy Buckne. “Algumas teorias dizem que estas conexões se desintegram não importando o que faça, mas estimular o cérebro o pressiona a criar outras conexões para compensar a deterioração”, explica.

Montar quebra-cabeças, por exemplo, é um ótimo estímulo para o seu cérebro. Um jogo prático, desafiador, lúdico e divertido que melhora a saúde do cérebro, estimula a agilidade mental e desacelera o envelhecimento cerebral.

É um jogo onde exercitamos concentração, percepção, raciocínio, memória, imaginação, dedução, solução por exclusão, perspicácia, paciência, lógica, atenção, figura-fundo, agilidade e eficiência mental, habilidades em desafios visuais, estratégias e flexibilidade de pensamento. Enfim, quebra-cabeças intrigam, provocam, desafiam e divertem o cérebro, influenciando diretamente na saúde mental e promovendo a longevidade cerebral.

Objetivos que podem ser trabalhados na terapia ocupacional, com o jogo quebra-cabeças:

- Tirar o cérebro da zona de conforto;
- Concentrar, raciocinar, perceber e integrar;
- Comparar, relacionar, selecionar e julgar;
- Classificar, ordenar, associar e sintetizar;
- Planejar, organizar e estruturar;
- Contextualizar e descontextualizar;
- Descobrir opções;
- Associar e memorizar;
- Analisar, interpretar e completar;
- Despertar curiosidade;
- Experimentar, vivenciar, testar;
- Agir, mudar, solucionar;
- Imaginar, inventar, criar, recriar;
- Construir e reconstruir;
- Criar desafios pessoais;
- Superar limites.


Objetivo do jogo? Encaixar cada peça em seu lugar para que a imagem apareça perfeitamente, o mais rapidamente que conseguir.

Imagine que você tem agora um quebra-cabeças para montar, mas ele é totalmente diferente de qualquer outro que já tenha montado. Independente de conhecer ou não, é possível usar um mesmo roteiro:

1. Inicie observando a imagem a ser montada. Olhe as cores da imagem como um todo. Agora divida mentalmente a imagem em 4 ou mais partes, e veja se existe diferenças de tonalidades de um pedaço para o outro. Por exemplo, se for a imagem de um castelo visto do jardim. Nesse caso, talvez na faixa mais alta, esteja o céu, azul e branco; logo abaixo a construção em tons de cinza e bege; depois a parte gramada do jardim, com vários tons de verde e por fim um canteiro de flores em tons de laranja e amarelo. 

2. Agora que você conhece a imagem que vai construir, coloque todas as peças numa superfície plana voltadas para cima, de maneira que fiquem todas visíveis.

3. Comece a montagem pela borda, pela moldura, pois são as peças mais fáceis de serem identificadas. Com a moldura pronta o trabalho fica delimitado. Você já saberá o espaço que ele vai ocupar quando estiver todo montado.

4. Agrupe, separe por cor, e/ou por formato, para facilitar a procura e o encaixe.

5. Continue pelo mais fácil, pelas que têm identificação mais rápida. À medida que o trabalho avança, você vai tornar sua percepção mais aguçada, percebendo detalhes nos formatos e nas cores que não havia notado no início. Olhe quantas vezes sejam necessárias o desenho da imagem montada, ele orienta o seu trabalho.

6. Divida o trabalho em partes; monte por blocos, que serão gradualmente reunidos.

7. Finalize com o mais difícil e encaixe, por fim, as peças restantes.

Esse é um roteiro muito útil para solucionar problemas na vida, sejam eles quebra-cabeças ou não.

Como no jogo, comece olhando o problema como um todo (1); junte, de maneira que seja visível para você, todas as partes do seu problema num mesmo lugar (2); visualize com clareza os limites do seu problema (3); agrupe as partes por afinidades e semelhanças (4); dê a elas uma ordem de prioridade e inicie resolvendo as questões mais rápidas e fácies (5); delegue soluções (6); finalize resolvendo/encaixando as partes que ainda faltam para que o problema seja totalmente solucionado (7).

Com ou sem quebra-cabeças, divirta–se!

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