domingo, 11 de setembro de 2011

Vivendo em grupo

Érima de Andrade

O homem é um ser social, tem a necessidade de pertencer a um grupo, e está sempre interagindo de alguma maneira, isto é, influenciando e sendo influenciado por todos com quem interage.

Na convivência, os conflitos acontecem, porque somos diferentes do outro, porque o outro tem necessidades diferentes das nossas. São muitas vezes inevitáveis, pois temos diferenças individuais que aparecem nos momentos de fazer escolhas.

“Duas pessoas são como duas substâncias químicas, quando uma reage as duas se transformam,” já dizia Jung.

Por isso, por melhor que seja a convivência num grupo, e o respeito às diferenças individuais, é impossível fazer parte e escolher sem afetar o grupo.

Escolhas cobram um preço emocional, pois cada escolha implica em um ganho e uma perda. Mais do que escolher ir por esse lado, você também esta escolhendo não ir por aquele lado.

Como fazer as escolhas e evitar os conflitos? Conhecendo os seus sentimentos. São eles que devem orientar as suas escolhas. Ninguém, além do seu coração, poderá lhe dizer o que é mais conveniente para você mesmo em cada momento.

Você pode ter mais de um sentimento de uma vez, e isso não é um problema. O problema é quando você reprime o que você sente, porque você não consegue saber qual a sua motivação verdadeira.

É preciso reconhecer a sua motivação, encontrar os seus motivos, suas razões para as escolhas que faz para sua vida.

Uma pessoa motivada é uma pessoa que tem a capacidade de doar-se mais, de comprometer-se mais, de fazer melhor tudo o que faz, sem sentir-se obrigada ou sem valor. Ela conhece e reconhece os motivos das suas escolhas e das suas ações.

O reconhecimento é um dos fatores mais importantes para manter-se motivado.

Reconhecimento significa ações concretas demonstrando  o fato de reconhecer o esforço, o talento, a dedicação e o comprometimento. Por isso, o reconhecimento é altamente motivador. E por ter esse efeito motivador, o reconhecimento alavanca resultados inesperados num grupo. Grupos motivados pelo constante reconhecimento são capazes de realizar feitos incríveis.

“Um reconhecimento verdadeiro pode salvar o dia”, diz Heloisa Capelas. E ela sugere, “faça ainda hoje um sincero momento de apreciação aos que estão à sua volta. Lembre-se de parabenizar-se por isso e vá dormir com o coração aquecido e satisfeito.”

Parabenize-se, faça também um momento de apreciação e reconhecimento a você mesmo. Quanto mais você se conhece, se reconhece e se respeita, menos conflitos internos você tem, e mais fácil conviver com as outras pessoas.

"Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida dos outros. Não caia na armadilha do dogma, que é viver pelo que os outros esperam. Não deixe o barulho de vozes alheias silenciar sua voz interior. E tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. De alguma maneira, eles já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário." Steve Jobs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!