domingo, 25 de setembro de 2011

Como você é numa equipe?

Érima de Andrade

É claro que você já participou de várias equipes ao longo da sua vida. É claro também que você foi mudando e aprendendo com tudo que você já viveu. Mas numa equipe, nossas atitudes e contribuições tendem a ser as mesmas. Nossa tendência é agir e trabalhar de uma mesma maneira, de acordo com nosso temperamento. Então, qual é a função que você costuma assumir, com mais frequência, quando trabalha em equipe?

Você é um coordenador?

Denize Dutra descreve assim quem tem habilidade para coordenar: “Demonstra ser maduro, confiante, dinâmico, decidido. Tem iniciativa, clarifica as metas, coordena as atividades, estimula as pessoas, delega conforme as condições de cada um. Influencia positivamente as pessoas a contribuírem para os resultados.”

Ou você é aquele que desenvolve os projetos?

A pessoa que se caracteriza por desenvolver “demonstra interesse pelas novidades e inovações. É criativo, extrovertido, explorador de oportunidades e tende a resolver problemas difíceis. Estimula o grupo na busca de novas alternativas. Faz o contato do grupo com o mundo externo, explorando todos os recursos disponíveis. No geral, comunica-se eficazmente.” Denize Dutra

Talvez você seja quem estrutura...

Numa equipe, quem tem características para estruturar “demonstra ser cooperativo, diplomático, confiável e muito disciplinado. Tem facilidade para transformar as idéias em ações práticas, buscando contribuir para que as coisas funcionem bem. Por isso, evita conflitos e busca soluções integradoras.” Denize Dutra

Ou ainda, sua melhor participação pode ser implementando.

O mais apto a implementar “demonstra ser absolutamente comprometido com prazo e conscientemente meticuloso. Tende a ser perfeccionista e evita erros e omissões. Costuma ser sensato, sério, analisa todas as possibilidades.” Denize Dutra

Numa equipe é bom que tenham pessoas diferentes, que desempenhem funções diferentes, que se complementem e tornem o processo e os resultados muito mais ricos. Existem pessoas polivalentes, que se encaixam em todas essas funções, são flexíveis e trazem contribuições efetivas para a equipe de acordo com a necessidade do momento. Existem outras que vão se modificando conforme a equipe que participa, ou de acordo com seus próprios objetivos pessoais e profissionais.

É importante participar e contribuir para o melhor desempenho possível da equipe que você faz parte. E para isso Denize Dutra destaca tendências a serem observadas, e evitadas, em cada função.

O coordenador deve “estar atento para não ser centralizador ou autoritário, e para não ferir sentimentos do outros, devido ao seu forte impulso para alcançar os objetivos. Precisa saber delegar e ouvir a opinião de todos.”

O desenvolvedor “tende a ignorar detalhes, resistir à rotina depois que passa a fase da novidade. Pode perder o entusiasmo inicial.”

O estruturador precisa ficar atento e fugir da tendência “a ser pouco flexível e lento nas reações diante de novas possibilidades, devido a sua extrema organização. Pode ser indeciso em situações criticas, assumindo comportamentos passivos.”

O implementador “tende a ser excessivamente preocupado e por isso reluta em delegar. Precisa de energia.”

E todos fazem o melhor que podem. Nenhuma dessas características é um rótulo, é apenas uma tendência que pode ser reforçada ou modificada na equipe que você estiver participando.

Como você vê a sua participação numa equipe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!