domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mãos

Érima de Andrade

Nossas suaves e poderosas mãos, nas brincadeiras de criança, são asas, panelinhas, gatos que vão atrás do rato.

Ao longo da vida conduzem, criam, protegem, comunicam, expressam, cozinham, pintam e bordam.

Na dança do ventre são elas que dão a direção aos olhares. 

Na reflexologia são consideradas um espelho do corpo.

Num comentário de Jung, as mãos resolvem enigmas que o intelecto em vão lutou por compreender.

Num dos desenhos de Escher, as mãos desenham, se completam, se desenham, uma a outra, e a gente não sabe que mão começou a desenhar, nem onde o desenho termina.

No texto de Sister Dang Nghien as mãos cuidam:

“Embora já fosse tarde da noite, eu sentei na minha cama no escuro e massageei minhas mãos. Uma mão cuidava da outra e depois era cuidada. Coloquei muita loção em minhas mãos e massageei dedo por dedo, as palmas, e o dorso da mão. Então minhas mãos massagearam meus pés, devagar e com atenção. Depois massagearam minhas pernas, minhas costas, meu pescoço, minha cabeça, minha face e meus ouvidos. Havia muito carinho e suavidade por parte das minhas mãos! Eu me senti muito grata a elas.

Eu já tinha feito massagens em outras pessoas, mas nunca tinha pensado em massagear meu próprio corpo. (...) Porque eu nunca havia pensado em massagear meu próprio corpo?”

Por quê? Eu não sei.... mas receber uma boa massagem nas mãos, além de relaxante, é extremamente gostoso.

Então mãos a obra! Vamos à massagem!

Comece percebendo a sua mão. Toque nela como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Descubra as possibilidades de suas articulações, rotação, flexão, extensão, de cada dedo e depois, da mão como um todo.

Com o polegar, massageie a palma da mão, do punho para os dedos e do centro para a borda. Depois com o polegar e o indicador, puxe cada dedo como se fosse tirar uma luva muito apertada. E então massageie toda a superfície, palma e dorso, usando a palma e dedos de sua mão. E aí, troque de mão e repita os movimentos.

Para terminar, feche os seus olhos e foque em sentir o toque, a pele, a textura, a temperatura, permitindo-se descobrir todas as sensações oferecidas por suas mãos.

E então, quer dividir essa sua experiência aqui no blog?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!