sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mandala de Desejos

Érima de Andrade

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." Charles Chaplin

"Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver". Raman

A filha de uma amiga minha fez uma mandala de desejos. E está hiper entusiasmada!

Ela recortou de revistas imagens que representam seus desejos, colou num  circulo de papel, com sua foto no meio, e colocou onde possa ver todos os dias.

Gostei muito da idéia!

Primeiro por que ajuda a desejar. Desejos sempre mostram o que se passa no nosso coração e o que é importante para gente naquele momento. Mas nem sempre estamos conscientes dos nossos desejos, por que segundo a neurociência, a parte consciente do nosso cérebro representa 5% e a inconsciente, equivale a 95%...

Procurar, recortar e colar ajuda a tornar conscientes os nossos desejos.

Segundo: nosso inconsciente é basicamente feito de imagens, e não de palavras.

Poder ver diariamente as imagens dos seus desejos ajuda a transformá-los em metas a serem atingidas.

No texto de José Rubens D’Elia, “Uma Estratégia para Realizar os seus Objetivos”, ele ensina que:

“O primeiro grande e importante passo é conhecer um órgão vital do nosso corpo, o nosso cérebro, que pode ser uma grande aliado para concretizar nossas escolhas, se adequarmos o nosso comportamento ao formato que ele entende.”

“Aqui se encontra o primeiro desafio. Escolhemos num nível que conhecemos, o consciente. Mas, a escolha só acontecerá se ativarmos o inconsciente, que funciona de forma diferente do consciente.”

“Então, vamos aprender o be-a-bá do inconsciente:

- O inconsciente aprende por repetição.
- O inconsciente entende emoções fortes (positivas e negativas).
- O inconsciente capta melhor imagens visuais.
- O inconsciente aprende pela forma lúdica.”

E completa:

“Esse é um dos pulos do gato, para realizar os seus objetivos. O nosso cérebro inconsciente tem dois números determinantes nesse processo: 

- 7 vezes  é o número necessário para que ele aprenda o novo, que pode ser um hábito, uma atitude, uma mudança, etc. 

- 21 vezes, o cérebro inconsciente incorpora o novo.”

“Então, se quisermos começar uma atividade física, é necessário fazer 21 vezes, ou por 21 dias seguidos, para que se torne hábito. E o mesmo procedimento se aplica a tudo, que ainda não faz parte da nossa vida, mas queremos incluir.

Por isso, quem tem disciplina, consegue realizar seus objetivos, mesmo sem entender esse ensinamento.”

E você, o que você deseja?


3 comentários:

  1. Muito bom , me fez lembrar que algumas vezes foquei na realização de um desejo, sempre coisa sentida por mim como muito importante, e logrei êxito. Bom lembrar...

    ResponderExcluir
  2. Minha prima me contou sobre essa mandala de desejos e então, fiz uma. Dividi em duas partes: em cima coloquei o que EU mesma posso conquistar, e na parte de baixo o que DEUS tem que fazer por mim :)

    ResponderExcluir
  3. muito interessante pessoal!!! continuem sempre acreditando nos seus desejos e trabalhando com o foco que tudo se realizará...eu acredito porque sou a prova viva de tudo isso.Sempre consigo tudo o que quero.Eu já tenho minha casa,meu carro,minha empresa,meu esposo(L.A.M),meu lindo casal de filhos gêmeos,trabalho na Odebrechet e já tenho tudo o que preciso:felicidade em Deus

    ResponderExcluir

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!