quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mantras

Érima de Andrade

Você sabe o que é um mantra?

Mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto.

Os mantras nem sempre possuem um significado claro e muitos deles são compostos por sílabas aparentemente ininteligíveis. Mesmo assim, eles são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração.

“Um mantra não é nem uma "palavra mágica" nem um "encantamento". É um instrumento da representação e concentração mentais e por isso um recurso do poder mental, mas não de forças sobrenaturais.” 
                                                            Lama Anagarika Govinda, Reflexões Budistas

Como atuam os mantras?  

O mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Não importa a correção da pronúncia, o mesmo mantra é entoado de forma muito diferente em vários países, e sempre produz os mesmos efeitos.

“O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. O mantra é ainda mais poderoso do que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiência. O som do mantra pode tranquilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.”
                                                          Tarthang Tulku, A Mente Oculta da Liberdade

Existem muitos mantras para facilitar a concentração e a meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los. Repeti-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma idéia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.

Eu os uso durante a caminhada para estimular o fluir sereno da minha respiração.

Uso os mantras Om Ah Hum, que representam as bênçãos do corpo, da fala e da mente. Internamente, eles agem assim: o Om purifica os canais sutis, o Ah transmuta o fluxo de energia e o Hum refina a essência criativa. 

Faço o exercício proposto por Tarthand Tulku, à medida que eu inspiro, entôo internamente Om. Durante o momento em que a respiração é retida no corpo, digo silenciosamente Ah. Depois, ao exalar, entôo silenciosamente Hum. É especialmente eficaz quando estou muito agitada.

Parafraseando Tarthand Tulku: a paz e a claridade estão sempre disponíveis, você pode tocá-las logo na sua próxima respiração.

Vale à pena tentar! Vamos mantrar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou ficar feliz com seu comentário. É muito bem vindo!